Chuvas com ventos fortes causam quedas de árvores, alagamentos e falta de energia na região de Piracicaba

Município com mais reflexos causados pelo temporal desta quinta (12) foi Nova Odessa; veja balanço da prefeitura. Santa Bárbara e Elias Fausto também tiveram ocorrências. Nuvem de poeira e ventos fortes em Nova Odessa antecedem chegada das chuvas na cidade que teve pontos de alagamentos, falta de energia e quedas de árvores
Reprodução/ EPTV
Cidades da Região de Piracicaba (SP) registraram quedas de árvores provocadas pelas chuvas com ventos fortes na tarde desta quinta-feira (12), feriado do Nossa Senhora Aparecida. Por volta das 15h30, nuvens carregadas fizeram o dia parecer noite.
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Telespectadores enviaram imagens da ventania que se formou ainda antes das chuvas que atingiram a região. Veja no vídeo, abaixo.
Temporal desta quinta-feira causa estragos em Campinas, Vinhedo e Indaiatuba
O município com mais reflexos causados pelo temporal foi Nova Odessa (SP), de acordo com apuração do g1 e EPTV, afiliada da Globo, com pontos de alagamento, interrupção no fornecimento de energia e interdições devido a queda de árvores. Veja balanço enviado pela prefeitura, abaixo.
Santa Bárbara d’Oeste (SP) e Elias Fausto (SP) também tiveram ocorrências de quedas de árvores.
Um trecho da Rodovia dos Bandeirantes, na altura do KM 128, em Santa Bárbara d’Oeste precisou ser interditado após queda de galhos de árvore de grande porte na via.
Trecho da Rodovia dos Bandeirantes, na altura do KM 128, em Santa Bárbara d’Oeste precisou ser interditado após queda de galhos de árvore de grande porte na via
Reprodução/ EPTV
Nova Odessa
A Prefeitura de Nova Odessa divulgou pontos com árvores derrubadas pelo vento e/ou interdição de tráfego.
Confira balanço mais atualizado, às 18h30:
Início da Avenida Carlos Botelho (da sede do IZ)
Rodovia Arnaldo Júlio Mauerberg (em frente à empresa Canal)
Início da Avenida João Pessoa, Centro (em frente à Exótica)
Rua das Perobas, altura número 461 (Jd. Alvorada)
Avenida João Pessoa, Centro (em frente ao antigo Subway)
Rua Pastor Alfredo Klava (praça do Mathilde Berzin)
Rua Independência, em frente ao Estádio Natal Gazzetta
Rua Jerônimo David, no Green Village
Rua Sônia Solange Moraes, 197 (Jd. Campos Verdes)
Canteiro da Avenida Brasil, em frente à EMEF do Jd. Marajoara
Rua Jovita de Jesus Garcia, Jd. Marajoara
Rua Sabiá, Conjunto 23 de Maio
Praça Jesarela Cruz, Rua Oscar Araium, Jd. Monte das Oliveiras
Rua Porto Alegre, altura 671, Jd. São Jorge
Rua Terezinha Alves, Altos do Klavin
Rua Sigesmundo Andermann x Rua Júlio Marmile
Rua Fioravante Martins x Jerônimo David, Jd. São Manoel
Semáforos sem energia ou desregulados (amarelo piscante):
Avenida Ampelio Gazzetta x Av. Brasil
Avenida Ampelio Gazzetta x Rua Dr Eddy de Freitas Crissiuma
Falta de energia e abastecimento de água
A sede da Coden Ambiental, onde fica a ETA (Estação de Tratamento de Água) 1, ficou sem fornecimento de energia pela concessionária – que já foi acionada pela direção da Companhia. Por isso, pode haver desabastecimento em alguns pontos altos da cidade nesta quinta-feira. Os consumidores devem economizar água tratada.
Por volta das 18h30, a Coden Ambiental, informou que o fornecimento de energia já foi restaurado na Estação de Tratamento de Água 1. De acordo com a empresa, os bairros Bela Vista, Santa Rosa, Maria Helena, Lopes Iglesias e Vila Letônia devem ter o fornecimento de água restabelecido.
A Prefeitura alerta que outros regiões podem ter interrupção no abastecimento e informa que a CPFL foi acionada.
“A região do Parque Klavin até as chácaras, incluindo Alvorada, Capuava e todas as chácaras podem sofrer com indisponibilidade no abastecimento de água ao longo das próximas horas, pois o bombeamento deles segue sem energia”
Houve danos ao telhado da casa do caseiro da Escola Municipal Professora Alvina Maria Adamson, no Jardim São Jorge.
Santa Bárbara d’Oeste
Santa Bárbara d’Oeste também houve ocorrências de quedas de árvores, algumas de grande porte, provocadas pelos ventos fortes. Os registros são dos bairros São Francisco, Parque Planalto e Recreio Andorinha até a publicação desta reportagem, segundo a prefeitura.
Elias Fausto
A Prefeitura de Elias Fausto informou que foram registradas cerca de dez quedas de árvores. A Secretaria de Serviços Urbanos faz a retirada nos pontos afetados. Não havia registro de vítimas ou de interdições na cidade até a publicação desta reportagem.
Piracicaba
Volume de chuvas
Nos dez primeiros dias de outubro, a quantidade de chuva total em Piracicaba ultrapassou a média histórica para o mês. Segundo a Sala de Situação do Consórcio das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), choveu quase 43% a mais do que o esperado.
De acordo com os dados, a média histórica de chuvas para outubro é de 89,3 milímetros no ponto de medição da Rua do Porto. Somente de sábado (7) a segunda-feira (9), a cidade registrou 95,5 milímetros. No acumulado de dez dias do mês foram 127,5 milímetros.
Os dados podem variar conforme o ponto de medição, já que a chuva não ocorre de maneira linear em toda a cidade. A medição da Defesa Civil aponta que em três dias choveu 104,2 milímetros e, neste caso, a média é de 123 milímetros.
Rio Piracicaba entra em estado de emergência após chuvas
Edijan Del Santo/EPTV
Rio Piracicaba em alerta
De acordo com o Serviço de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo (Saisp), a cidade e a região tiveram aumento do nível dos rios. O Rio Piracicaba chegou a ficar em estado de emergência, mas não transbordou. Atualmente ele está em estado de alerta, em 3,79 metros, e com tendência de queda.
O rio entra em estado de atenção aos 3,20 metros; em alerta aos 3,70 metros; em emergência a partir dos 4,20 metros e extravasamento aos 4,70 metros.
Segundo o Saisp, o rio registrou vazão de 314,12 metros cúbicos de água por segundo até 12h desta terça-feira (10). Não foram registrados pontos de alagamento causados por possível transbordamento do rio.
Rio Piracicaba durante cheia em outubro de 2023
Edijan Del Santo/EPTV
Onde buscar auxílio em Piracicaba
Corpo de Bombeiros: 193
Prefeitura: 156
Guarda Civil: 153
Defesa Civil: 199
CPFL: 0800-0101010 ou pelo site
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.