Enchentes deixam casas debaixo d’água em cidade de SC

Laurentino tem 199 pessoas em dois abrigos, abertos desde 4 de outubro. Desde o início do mês, dois morreram e um bebê ficou ferido durante chuvas no estado. Nível da água chega quase até o telhado em alagamento em Laurentino
Reprodução/Polícia Militar
Com as fortes chuvas que atingem Santa Catarina, o nível da água nas ruas chega quase ao telhados das casas em Laurentino, no Vale do Itajaí, na tarde desta quinta-feira (12). Segundo a prefeitura, 199 pessoas estão em dois abrigos e outras 700 estão desalojadas. Além de Laurentino, outras cidades, como Rio do Sul, também estão com alagamentos.
Desde 3 de outubro, o estado registra estragos com as fortes chuvas. Até 12h44 desta quinta, 139 municípios tiveram danos e 111 decretaram situação de emergência, segundo o governo do estado.
Alagamentos em Laurentino
O município tem abrigos abertos desde 4 de outubro, conforme a prefeitura. O nível do Rio Itajaí do Oeste é monitorado. A prefeitura informou que o nível de segurança é de 13 metros e, na terça, ele atingiu 12,15 metros. Na quarta (11), ele chegou a baixar, porém voltou a subir nesta quinta.
Fortes chuvas deixam ruas debaixo d’água em cidade do Vale do Itajaí
Foram 125 milímetros de chuva de 18h de quarta às 14h desta quinta. A média histórica para todo o mês de outubro é de até 150 milímetros, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.
Laurentino teve queda de barreiras e danos em ruas, lojas e pontes. A prefeitura acredita que ainda demore dias até que as pessoas possam voltar para as próprias casas. Estragos nas residências também podem comprometer o retorno dos moradores.
As localidades mais atingidas foram Margem Esquerda, Rua Narciso Fachini, parte do Centro, Baixo Amuado e Rua Prefeito José Tambosi.
O município também registrou falta de água por dois dias, de acordo com a prefeitura. A situação melhorou nesta quinta, mas ainda há residências com desabastecimento.
Além dos prejuízos na área urbana, também houve danos na agricultura, com perda de lavouras e na produção de leite.
Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.