São Ludgero intensifica combate ao Aedes Aegypti com uso de drone

A Secretaria da Saúde de São Ludgero estabeleceu uma parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel (CIM/Amurel) com o objetivo de reforçar as medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, através da fiscalização aérea com o uso de drones.

Uma reunião realizada ontem, terça-feira, 10 de outubro, às 9 horas, reuniu representantes de São Ludgero e do CIM/Amurel para planejar essa ação, que será iniciada ainda no mês de outubro.

Desde o dia 28 de agosto, São Ludgero tem promovido uma ação conjunta entre Agentes de Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde. Eles realizam visitas às residências no perímetro urbano com o objetivo de fiscalizar, orientar e combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

A Secretária da Saúde, Morgana Rech da Silva, enfatizou os esforços realizados nos últimos anos pela Gestão Municipal no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Ela ressaltou a importância da parceria com o CIM/Amurel e a utilização do drone para intensificar o trabalho e obter melhores resultados na luta contra o mosquito. O drone será valioso na identificação de focos que podem passar despercebidos durante as vistorias e visitas terrestres.

O Diretor Executivo do CIM/Amurel, Celso Heidemann, destacou a inovação do uso do drone no enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti, ressaltando que, até então, o drone era utilizado em trabalhos de engenharia e arquitetura realizados pelo consórcio e associação.

O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, conhecido como Iba, destacou que a parceria demonstra o propósito da existência do consórcio e da associação, que é dar suporte aos municípios. Ele também ressaltou que o drone foi adquirido em parceria com o Governo do Estado durante o período em que esteve à frente do CIM/Amurel.

Após a reunião, um teste com o drone foi realizado no bairro Nossa Senhora Aparecida para esclarecer dúvidas e alinhar os trabalhos de campo que serão executados.

As autoridades pedem à população de São Ludgero que continue a colaborar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, evitando deixar água parada em recipientes. A cidade é considerada epidêmica, com nove bairros infestados pelo mosquito. Atualmente, há 65 armadilhas e 12 locais estratégicos em monitoramento. No ano, já foram confirmados 51 casos de Dengue, com 2 casos suspeitos.

Para denúncias relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti ou para obter mais informações, os moradores podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp 36571938.

Além do prefeito Ibaneis Lembeck, da Secretária da Saúde Morgana Rech da Silva e do Diretor do CIM/Amurel Celso Heidemann, a reunião contou com a presença da Responsável Técnica Greice Lessa Baldin, da Secretária Adjunta da Secretaria da Saúde Michele Voss e do Coordenador Administrativo da Amurel, Everson Guimarães.

Recentemente, a Prefeitura de São Ludgero investiu na abertura do Laboratório de Entomologia, no mês de setembro, com o objetivo de identificar e estudar insetos, especialmente aqueles relacionados ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.