Dom Mauro Morelli morre aos 88 anos

Dom Mauro estava internado desde a semana passada num hospital de Belo Horizonte, e morreu por complicações de uma pneumonia. Dom Mauro Morelli morre aos 88 anos
Reprodução/Jornal Nacional
Morreu nesta segunda-feira (9), aos 88 anos, o bispo emérito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Dom Mauro Morelli.
A vida dedicada a uma causa: diminuir a desigualdade no país.
“Criança de classe A, criança de classe B, seja qual for a criança, ela tem que estar bem nutrida, bem feliz”, disse ele.
Dom Mauro Morelli nasceu em 1935, em Avanhandava, no interior paulista. Foi ordenado sacerdote em 1965. Nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo Papa Paulo VI, em 1974.
Em 1981, se tornou o primeiro bispo da diocese de Duque de Caxias, na baixada fluminense, nomeado pelo Papa João Paulo II. Em 2005 se tornou bispo emérito.
Dom Mauro foi um dos fundadores do movimento pela ética na política e sempre lutou contra a fome e a miséria no país.
O ano era 1993, o mapa da fome apontava que o número de brasileiros que não tinham o que comer era assustador. Dom Mauro Morelli se tornou parceiro do sociólogo Betinho na criação de um movimento contra a fome no Brasil. Nascia a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, que nesses 30 anos de existência já distribuiu 55 mil toneladas de alimentos a 26 milhões de brasileiros.
“Eu acho que foi isso que o Betinho, que o Dom Mauro, que todas aquelas pessoas lá em 1993 entenderam. Se não existe cidadania e solidariedade, não tem como existir a sociedade”, contou Daniel de Souza.
O líder religioso também foi um dos responsáveis pelo programa Fome Zero, criado em 2003.
Numa rede social, o presidente Lula disse que dom Mauro Morelli foi um incansável expoente da luta contra a fome no nosso país.
Dom Mauro estava internado desde a semana passada num hospital de Belo Horizonte, e morreu por complicações de uma pneumonia.
“Foi um desses brasileiros que o brasil se orgulha de ter tido e que deixa para todos esse legado tão especial de acreditar que, através da solidariedade, a gente pode superar tanta desigualdade social que existe no nosso país”, disse dom Gilson Andrade da Silva, bispo da CNBB.
LEIA TAMBÉM
Papa Francisco envia mensagem aos fiéis do Círio: ‘Maria é sempre sinal de esperança’
Paulo 6°, o papa que tirou a Igreja Católica da Idade Média e virou santo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.