Biografia do músico Manoel Cordeiro é contada em obra musical ‘Luz do Mundo’

Lançamento será gratuito nesta terça-feira, 10, no Memorial dos Povos, a partir das 18h. Manoel Cordeiro
Divulgação / José de Holanda
Nesta terça-feira (10), o músico e compositor Manoel Cordeiro é homenageado através do lançamento da obra musical “Luz do Mundo” que conta sua trajetória na cena cultural de Belém. A produção será exposta gratuitamente na Sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos, a partir das 18h.
Luz do Mundo é um prólogo à biografia de Manoel Cordeiro, um dos músicos e compositores mais influentes e importantes do cenário da música paraense. Além de apresentar Manoel Cordeiro, o curta traz depoimentos de ícones da música nortista no cenário nacional, culminando com o momento de virada na vida e carreira de Manoel Cordeiro, quando após contrair o vírus COVID19, se deparou com a possibilidade de nunca mais tocar um instrumento musical, contudo uma luz brilhou no mundo novamente, e a partir de então busca fazer tudo o que um dia imaginou em vida.
Manoel Cordeiro nasceu em Ponta de Pedras, no Marajó, em 1955. É multi-instrumentista, compositor e arranjador, sendo considerado um dos ícones da música amazônida, com uma obra que reúne ritmos da cultura regional tendo como instrumento principal, a guitarra. Autodidata, filho de mãe marajoara e cavaquinista , ele cedo se encantou pela música e aos 12 já ingressou em bandas de baile, na primeira metade dos anos 1970.
Manoel Cordeiro – Músico e Compositor paraense
Reprodução
Já colaborou em mais de 1.000 discos como músico participante, arranjador ou produtor. E é também reconhecido como um produtor com vasta experiência em sons latinos como zouk, merengue e cumbia. Além da mãe, cavaquinhista, seu avô era maestro no Ceará. É considerado uma das lendas vivas da música brasileira e um fiel escudeiro da sonoridade regional amazônica.
Entre 1976 a 1986, enquanto ganhava a vida trabalhando no Banco do Brasil para ajudar a criar seus irmãos e irmãs, ele retornou também aos estúdios, em 1983, para tocar com o irmão Barata. E na época recebeu um convite de Alípio Martins, para montar uma banda base que iria acompanhar vários artistas. Foram anos de muito trabalho, mas a carreira autoral seria recuperada no final da década de 2000.
Foi nesta época que deu início a parceria com o filho Felipe Cordeiro, também músico-compositor, voltando aos palcos. Esse retorno trouxe como resultado o primeiro disco solo, “Sonora Amazônia”, que faz um apanhado da carreira do artista em uma viagem instrumental, focando nas vertentes musicais dançantes da Amazônia, como a lambada, cúmbia e carimbó.
O curta metragem “Luz do Mundo” foi realizado com apoio de emenda parlamentar, do então deputado federal, hoje prefeito de Belem, Edmislon Rodrigues, com realização da Fadesp, Escola de Música da UFPA e Ministério da Educação, Governo do Brasil. O pré-lançamento conta com o apoio da prefeitura de Belém, por meio da Fumbel.
Serviço
Lançamento do documentário curta metragem “Luz do Mundo”, sobre a trajetória de Manoel Cordeiro.
Data: Terça-feira
Hora: 18h
Local: Sala Vicente Salles, no Memorial do Povos – Av. Governador do José Malcher, 257.
Entrada gratuita, sujeita à lotação.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.