Amigo de brasileiro desaparecido após ataque em Israel relata tensão: ‘ninguém sabe onde ele tá’

Segundo família, Ranani Glazer não é visto desde que entrou em um bunker para escapar dos bombardeios próximos à Faixa de Gaza. Ranani Nidejelski Glazer, brasileiro que desapareceu em Israel após ataque do Hamas
Arquivo pessoal
Amigo do brasileiro que, segundo a família, está desaparecido após o ataque contra Israel, David Hodara Hodz, de 23 anos, vive momentos de angústia em busca de notícias de Ranani Nidejelski Glazer.
“Ninguém sabe onde ele tá. Ninguém tem notícias dele. Tinha vários brasileiros na festa. Era uma versão do [festival] Universo Paralelo, só que em Israel”.
O ataque, no início da manhã de sábado (7), deixou mais de 500 mortos, entre cidades israelenses e a Faixa de Gaza – esse último em retaliação ao ataque do grupo extremista armado Hamas. Entenda o conflito.
Ranani, natural de Porto Alegre e morador de Tel Aviv, estava na rave, próxima à Faixa de Gaza, quando começaram o bombardeio e os tiros. Ele conseguiu fugir para um bunker, mas segundo relatos, o local foi bombardeado.
Juarez Petrillo, pai do DJ Alok, se apresentava no festival e publicou imagens do evento sendo interrompido devido ao bombardeio.
LEIA TAMBÉM
Entenda o conflito entre Israel e Palestina
O que é o Hamas, grupo islâmico que ataca Israel
“Ninguém reconheceu nenhum corpo que parecesse com ele, então isso é uma boa notícia”, diz.
Além de Ranani, mais uma brasileira, que segundo David também estava na festa, está desaparecida. O Itamaraty confirmou, na tarde de sábado (7), que dois brasileiros não foram encontrados e um sofreu ferimentos. O órgão foi contatado pelo g1, mas não respondeu se Ranani é um dos desaparecidos.
David, natural de São Paulo, mora na cidade de Kyriat Bialik, no Norte de Israel, que não sofreu bombardeio. Colega de Ranani em um projeto de música eletrônica, ele conhece o porto-alegrense há sete anos. Ambos estudaram juntos no ensino médio de Israel.
Na internet, amigos de Ranani postam mensagens com pedidos de informação, para tentar localizar o jovem.
Mesmo longe do epicentro do conflito, David relata tensão. “Depois do susto, tá todo mundo assim, se preparando pro pior ou qualquer coisa do tipo”. Há cerca de dois anos, o jovem presenciou um ataque a bombas em sua cidade. “Não tive tempo de correr até o bunker”. Ele se protegeu embaixo de escadas e conseguiu escapar sem ferimentos.
David relata tensão com desaparecimento de amigo. “Ninguém tem nenhuma notícia dele”
Reprodução
Vídeos em bunker
Segundo familiares, Ranani estava junto da namorada, Rafaela Treistman, e um amigo, na rave.
Nas redes sociais, ele postou um vídeo em que mostra a fumaça e é possível ouvir o som dos foguetes. No vídeo, ele relata a apreensão que vivia (veja abaixo).
Vídeo mostra relato de brasileiro que desapareceu após ataque do Hamas a Israel
“Triste ter que estar nessa situação e, não sei… Tipo, tomara que não sejam meus últimos stories. Mas, tipo, cara…”, disse.
Rafaela contou que eles e outras pessoas que estavam na festa fugiram correndo e conseguiram abrigo em um bunker. Dentro do abrigo, Glazer gravou mais um vídeo e publicou nas redes sociais (veja abaixo).
“Cara, eu juro que essa situação não tem como inventar. No meio da rave, a gente parou num bunker, começou uma guerra em Israel, pelo menos a gente tá num bunker agora, seguro. Vamos esperar dar uma baixada nisso, mas, cara, foi cena de filme agora, gente correndo, quilômetros, para achar um lugar pra se esconder, velho”, disse.
Vídeo mostra relato de brasileiro que desapareceu após ataque do Hamas a Israel
Eles ficaram no bunker por cerca de 3 horas até que o local foi bombardeado, segundo Rafaela. Após, ela e o amigo saíram do abrigo e fugiram. Dentro, eles conseguiram ver que havia pessoas junto ao chão. Glazer não saiu com eles e eles só perceberam depois. A dupla procurou a polícia, que orientou os dois a irem até um hospital.
Depois, eles ligaram para o celular de Glazer, que não chamava até o fim da manhã deste sábado. Desde então, não há notícias sobre ele.
Quem é o gaúcho
Ranani Nidejelski Glazer nasceu em Porto Alegre e tem cidadania israelense. O pai dele mora em Israel e a mãe na Capital do Rio Grande do Sul. Ele estudou no Colégio Israelita, que fica na cidade.
Há cerca de sete anos, se mudou para Israel, onde prestou serviço militar. Ele vive em Tel Aviv com amigos e trabalha como entregador.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.