Quatro romarias marcam as comemorações do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré amanheceu recebendo homenagens, foi para as ruas e percorreu 24 km na companhia de devotos. Homenagens ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré
Quatro romarias marcaram, neste sábado (7), as comemorações do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré amanheceu recebendo homenagens.
Foi para as ruas e percorreu 24 km na companhia de devotos que têm fôlego e fé. Depois, em um navio da Marinha, seguiu pela Baía do Guajará. Embarcações coloriram o Círio das Águas. É quando a padroeira dos paraenses abençoa os devotos que tiram o sustento da floresta.
No desembarque, festa e fiéis emocionados. “Eu tive depressão depois da pandemia, meu ano começa após o Círio”, conta a devota.
“Eu tô aqui de coração, coração aberto… Com toda energia, com toda fé, com todo amor, pedindo a nossa senhora, as graças, não só por mim, pela minha família, mas por todo o nosso povo”, conta uma fiel.
Fiéis lotam ruas da Grande Belém em procissão do Círio de Nazaré
Sábado de Círio concentra o maior número de procissões – são quatro. É um vai e vem de promesseiros em Belém. Um dia inteirinho repleto de muitas homenagens para a padroeira. E a festa dessa turma costuma ser barulhenta.
“Eu recebi uma graça muito grande. Meu filho sofreu um grave acidente de moto e hoje ele está aqui comigo”, explica a dona de casa Rosiane Soares.
A Motorromaria antecedeu a cerimônia que leva a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré para mais perto dos fiéis, na Basílica Santuário. A imagem de madeira não sai às ruas, mas desceu do altar para receber muitas demonstrações de carinho.
Na noite deste sábado (7), os devotos lotaram as ruas mais uma vez e caminharam com a Santa Peregrina até a catedral, de onde sai a grande procissão do Círio, neste domingo (8).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.