Bailarina do litoral de SP vai representar a América Latina em competição mundial

Luisa Lisboa, de 15 anos, participou de várias seleções. Ela foi a única mulher da América Latina escolhida para a final da competição Prix de Lausanne. Bailarina do litoral de SP vai representar a América Latina em competição mundial
Arquivo Pessoal
Uma bailarina de São Vicente, no litoral de São Paulo, foi a única mulher da América Latina selecionada para a final da competição Prix de Lausanne, que será realizada na Suíça, em janeiro de 2024. Luisa Lisboa, de 15 anos, participou de várias fases de seleção com envio de vídeos com sequências de balé clássico e dança contemporânea e uma seletiva realizada em Córdoba, na Argentina.
Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
Luisa iniciou no Balé Jovem de São Vicente com cinco anos e, desde pequena, foi um talento diferenciado. “Fez parte do Corpo de Baile, virou solista e vem trabalhando para conquistar seus sonhos diariamente, o que para nós é motivo de muito orgulho”, disse a diretora e professora do Balé Jovem de São Vicente, Geyssa Alencar.
Ao g1, Luisa contou que 36 bailarinos foram selecionados após o envio dos vídeos. Deste total, 10 passaram para as finais. Os escolhidos recebem um apoio financeiro de fundações suíças para a final, com ajuda nas passagens aérea, hospedagem e alimentação.
A competição será durante uma semana e, neste período, acontecerão aulas com estrelas da dança. “Eu vou poder dividir o palco com bailarinos de diversas nacionalidades, em busca do meu sonho de ser uma bailarina profissional. Ainda estou sem acreditar”, disse ela.
Segundo a professora, na Suíça, todos os candidatos serão avaliados em aulas e, também, vão se apresentar individualmente, em uma variação de repertório. Além de todo o cuidado com a dança, Luisa faz pilates e acompanhamento com fisioterapia e nutrólogo.
“O treinamento é diário e, para uma competição desse nível, vamos intensificá-lo para que Luisa possa dar o seu melhor, e saia do concurso muito feliz com suas apresentações”, explicou a professora.
A jovem espera viver uma experiência incrível. “Eu acredito que será mais um passo para o futuro que eu sonho. Sou muito grata a todos que me ajudaram até aqui e vou trabalhar bastante até as finais”.
Ela diz que participar do Prix de Lausanne é uma conquista que chega depois de muito tempo de dedicação e comprometimento na dança.
“Desde pequena, eu sonhava em participar desse concurso, que é o sonho de todo bailarino. Sempre via pela televisão às apresentações com bailarinos renomados e sonhava estar ali”.
Bailarina do litoral de SP vai representar a América Latina em competição mundial
Arquivo Pessoal
Prix de Lausanne
A tradicional mostra competitiva, um dos mais importantes eventos internacionais de balé, realizado desde 1973, é conhecida por premiar seus vencedores com bolsas de estudo nas mais renomadas escolas de dança do mundo.
O concurso, normalmente, atende a 80 candidatos, entre 15 e 18 anos. Durante o festival, os bailarinos são avaliados pelo júri formado por personalidades do mundo da dança.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.