De paredão de pedra a fartura no salto do Rio Piracicaba: entenda por que nível do manancial subiu 25% com pancadas de chuvas

Nível do manancial que corta Piracicaba (SP), na região da Rua do Porto, alcançou 1,93m nesta quinta (5) e superou média para outubro. Durante onde de calor, cenário era de seca. Regiões de Campinas e Piracicaba têm chances de chuva no fim de semana; veja previsão
Após as rápidas chuvas registradas nos últimos sete dias, o nível do Rio Piracicaba subiu e chegou a 1,93 metro na medição mais recente, desta quinta-feira (5), na região da Rua do Porto, em Piracicaba (SP). A marca é 25% maior do que a média esperada para outubro, que corresponde a 1,54 metro, conforme o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE-SP).
O cenário de pedras aparentes deu lugar a fartura de água no salto do manancial na região da Rua do Porto, mesmo com pancadas de chuvas irregulares e, relativamente, rápidas.
Nestas quarta (4) e quinta-feira (5), choveu por cerca de meia hora nos dois dias. De acordo com o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), este tipo de precipitação provoca aumenta rápido nos escoamentos superficiais.
Cenário do salto do Rio Piracicaba registrado no dia 22 de setembro quando a região passou por onda de calor e temperaturas alcançaram os 40ºC
Edijan Del Santo/EPTV
“A vazão do que passa pelo salto em Piracicaba responde de forma rápida as chuvas na região afluente do rio e cabeceiras”, explica o PCJ. Veja em detalhes na reportagem, abaixo.
Nesta quinta-feira (5), choveu quatro milímetros. Já na última quarta-feira (4), foram 11,2 milímetros de precipitação, segundo o Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saisp). A marca superou o volume de chuva esperado para o dia, que era de 10 milímetros.
O cenário contrasta com as medições na semana passada, nos últimos dias de setembro, em que a cidade registrou altas temperaturas que ultrapassaram os 40ºC durante a onde de calor.
No dia 22 de setembro, o nível do Rio Piracicaba era de 1,14 metro, 18% abaixo da média para outubro. No Salto, na região da Rua Porto, o registro era de pedras aparentes.
Cenário do Rio Piracicaba nesta sexta-feira, 6 de outubro, no salto do manancial em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Entenda cenário
De acordo com o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), as precipitações mais recentes, registradas entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro deste ano, são pancadas de chuvas irregulares.
“Este tipo de precipitação provoca aumenta rápido nos escoamentos superficiais. A vazão do que passa pelo salto em Piracicaba responde de forma rápida as chuvas na região afluente do rio e cabeceiras. É possível observar um aumento rápido com chuvas do final de setembro e início de outubro. Saindo de uma vazão de 25 mil litros para 120 mil litros , depois das chuvas do dia 1ºde outubro”, explica o PCJ.
Nas, chuvas registradas nos dias 1º e 2 de outubro deste ano, no último fim de semana, o volume de precipitação foi de 105,7 milímetros. Desse total, segundo o PCJ, 93,7 milímetros foi observada nos afluentes do Rio Piracicaba.
Nos dias 4 e 5 de outubro, as chuvas foram menores, somando 31,75 milímetros. “As precipitações se concentraram em Piracicaba, que a estação de Piracicaba acumulou total de 20 milímetros. Ou seja, neste estudo apenas 11,75 mm foi nos afluentes”, acrescenta.
Essa lacuna nas chuvas das cabeceiras justifica a queda rápida das vazões do Rio Piracicaba, que tendem a aumentar conforme o período de estiagem vai acabando e o período chuvoso avança.
Volume de chuvas
A previsão é de mais chuva para algumas cidades da região de Piracicaba neste sábado (7) e domingo (8).
No sábado, são esperados 24 milímetros de chuva em São Pedro (SP), Saltinho (SP) e Santa Bárbara d’Oeste. No domingo, a expectativa é de 40 milímetros nessas cidades, de acordo com previsão do Clima Tempo.
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades
Veja mais notícias no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.