Violência Contra Povos Indígenas: AM é estado com mais mortes de crianças em 2023 com quase 300 casos, diz Cimi

Relatório ‘Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil’ foi apresentado nesta segunda-feira (22), em Brasília e mostra dados relativos ao ano de 2023 em todo o país. Imagem de arquivo mostra mãe e crianças indígenas
Rovena Rosa/Agência Brasil
O Amazonas é o estado que registrou mais mortes de crianças indígenas durante o ano de 2023, com quase 300 casos, segundo o relatório “Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil”. O levantamento foi apresentado nesta segunda-feira (22), em Brasília, pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi).
Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Ao todo, em 2023, foram registrados 295 casos de mortes de crianças indígenas de até 4 anos no Amazonas, segundo o relatório. O dado é o maior entre as cidades do país e o estado ficou na frente de Roraima e Mato Grosso.
Assassinatos de indígenas
Em relação a casos de assassinatos de indígenas, o Amazonas foi o 3º maior estado do país com mais registros durante o ano de 2023. No período, foram registradas 36 mortes segundo o relatório.
Os estados que mais tiveram registros na frente do Amazonas foram Roraima, com 47 mortes e Mato Grosso do Sul, com 42 casos.
Amazonas lidera outros rankings
O Amazonas também liderou outros dois rankings, segundo o estudo. Um deles é sobre violência contra o patrimônio. O estado teve 280 casos, seguido de Mato Grosso do Sul, com 190 casos e Mato Grosso, com 112.
O estudo apontou que o Amazonas também foi o estado que mais registrou casos de violência por omissão do poder público em 2023, com 56 casos. Os outros dois estados que mais tiveram registros foram Acre, com 50 e Pará, com 34.

The post Violência Contra Povos Indígenas: AM é estado com mais mortes de crianças em 2023 com quase 300 casos, diz Cimi first appeared on Jornal Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.