Festival de Dança: segundo dia de evento tem atrações gratuitas em Joinville; veja programação

O segundo dia da 41ª edição do Festival de Dança de Joinville, nesta terça-feira (16), dá início à Mostra Competitiva com apresentações de danças populares brasileiras, internacionais e balé neoclássico. Os palcos abertos também terão performances em espaços públicos e shoppings da cidade.

Segundo dia do Festival de Dança de Joinville terá Mostra Competitiva e espetáculo “Carmen” – Foto: Festival de Dança/Reprodução/ND

Outra atração é o espetáculo “Carmen”, que será performado às 14h e 17h no Teatro Juarez Machado. O espetáculo é uma coreografia de William de Almeida, professor e ex-aluno da Escola Bolshoi Brasil, e é baseado no conto de mesmo nome, do escritor francês Prosper Mérimée.

O elenco do espetáculo conta com 21 bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil: 13 deles são profissionais formados pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, seis são alunos do 8º ano da escola, e dois são jovens contemplados pelo Bolsa Talentos do Instituto Festival de Dança de Joinville: Fabricio Cestari e Leticia Cola.

Segundo a organização, os dois se destacaram na Mostra Competitiva da edição do ano passado e, por isso, foram selecionados por profissionais do Festival de Dança de Joinville e da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para ingressarem na companhia.

Programação do Festival de Dança – 16 de julho

Festival da Sapatilha

Nesta terça-feira (16), também iniciam as apresentações do Festival da Sapatilha. Criado no ano passado, ele é um evento competitivo paralelo, com categorias e regras próprias. Elas ocorrem nos palcos da Feira da Sapatilha e da Praça Nereu Ramos durante o dia, com início às 13h no Palco da Sapatilha (palco interno da Feira da Sapatilha) e às 14h30 no Palco da Praça Nereu Ramos, no Centro de Joinville.

Palcos Abertos

A programação dos Palcos Abertos, que oferecem apresentações gratuitas, será ampliada para mais seis locais. Além do Palco da Feira da Sapatilha, haverá apresentações na Praça Nereu Ramos (10h30 às 19h); nos shoppings centers Mueller e Garten (das 11h às 20h); e Cidade das Flores (12h às 20h); no Jardim da Dança (localizado no Saltare Centro de Dança, (12h às 13h); e no Palco Externo da Feira da Sapatilha (das 11h às 19h).

Silent Dance

Uma novidade na edição deste ano é a “Dança Silenciosa”. Inspiradas no fenômeno chamado de balada silenciosa que surgiu em 2005, na Holanda, a proposta convoca os participantes a dançarem livremente conforme o canal de música selecionado. O desafio para quem assiste é, através da expressão corporal, tentar identificar quais pessoas estão conectadas no mesmo canal. Ela ocorre a partir das 19h30, no Palco Externo da Feira (ao lado da Praça de Alimentação).

Encontro das Ruas – Grafitagem

O Encontro das Ruas reúne os elementos da cultura hip hop e, neste ano, terá atrações em quatro datas, com ações de grafite, batalhas de MC, de Slam e de dança com as competições de All Style. Nesta terça-feira (16), ocorre o encontro de Grafitagem, que reúne artistas do grafitti para uma intervenção artística no Saltare Centro de Danças (rua Orestes Guimarães, 406). Em caso de chuva, a atração será transferida para quarta-feira (17) no mesmo horário.

The post Festival de Dança: segundo dia de evento tem atrações gratuitas em Joinville; veja programação first appeared on Jornal Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.