Em discurso no G20, Lula fala sobre a tragédia no RS e diz que natureza precisa de mais cuidados

Presidente discursou durante a cerimônia de encerramento da cúpula do grupo. Brasil assume a presidência do G20 a partir de dezembro. Durante o discurso de encerramento da cúpula do G20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou a tragédia no Rio Grande do Sul e disse que a natureza precisa de mais cuidados. A última sessão do grupo foi feita neste domingo (10).
A cerimônia marca a passagem da presidência do G20 da Índia para o Brasil. No entanto, oficialmente, o país só assume a liderança do grupo a partir de 1º de dezembro. O mandato brasileiro vai até novembro de 2024.
Ao se dirigir às lideranças dos demais países que integram o bloco, Lula falou sobre as chuvas que afetaram mais de 150 mil pessoas no Rio Grande do Sul. Ao todo, 42 pessoas morreram e outras 46 estão desaparecidas.
“Isso nos chama atenção porque fenômenos como esse têm acontecido nos mais diferentes lugares do nosso planeta”, afirmou.
No discurso, Lula adiantou como o Brasil deve trabalhar à frente do G20. Segundo o presidente, a liderança do país se baseará em três pilares:
agir para combater as mudanças políticas exige vontade dos governantes e recursos
pediu por mudanças no conselho de segurança da ONU
brasil vai organizar em: fazer as trilhas políticas trabalhem de forma mais integrada, com recursos necessários para pp; ouvir a sociedade e grupos de engajamento; não podemos deixar que questões geopolíticas não sequestrem a agenda.
não interessa um g20 dividido: precisamos de paz e cooperação em vez de conflito.
Rio de Janeiro, novembro de 2024

Adicionar aos favoritos o Link permanente.