Deslizamento de terra mata 11 pessoas em mina ilegal de ouro na Indonésia; 19 estão desaparecidas


Chuvas fortes que acontecem desde sábado (6) na região dificultam os resgates. Cerca de 35 trabalhadores exploravam o local no momento do acidente. Equipes de resgate se preparam para se dirigir ao local do deslizamento.
BASARNAS via AP
Um deslizamento de terra provocado por fortes chuvas atingiu uma operação de mineração de ouro não autorizada na ilha de Sulawesi, na Indonésia, matando pelo menos 11 pessoas. Outras 19 estão desaparecidas.
Cerca de 35 trabalhadores estavam explorando ouro no domingo (7) em um poço de uma pequena mina de ouro quando toneladas de lama caíram das colinas ao redor e os enterraram, afirmou Afifuddin Ilahude, porta-voz da Agência de Busca e Resgate de Gorontalo, província onde aconteceu o acidente.
Segundo Ilahude, os socorristas salvaram cinco feridos no domingo e recuperaram 11 corpos até o início desta segunda-feira (8).
“Os esforços de socorro para os mortos e desaparecidos foram prejudicados por fortes chuvas e estradas bloqueadas cobertas de lama espessa e detritos”, disse Ilahude.
As equipes que trabalham no resgate têm dificuldade para evacuar três dos corpos recuperados.
Trabalhador ferido no deslizamento é atendido pelas equipes de resgate.
BASARNAS via AP
O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Abdul Muhari, disse que as chuvas torrenciais que atingiram a área desde sábado também quebraram um aterro, causando inundações de até 3 metros em cinco vilas na região. Quase 300 casas foram afetadas e mais de 1.000 pessoas fugiram para se proteger.
As operações informais de mineração são comuns na Indonésia, sendo fonte de renda para milhares que trabalham em condições com alto risco de ferimentos graves ou morte.
Deslizamentos de terra, inundações e desabamentos de túneis são apenas alguns dos perigos enfrentados pelos mineiros. Grande parte do processamento de minério de ouro envolve mercúrio e cianeto altamente tóxicos, e os trabalhadores frequentemente usam pouca ou nenhuma proteção.
O último grande acidente relacionado à mineração no país ocorreu em abril de 2022, quando um deslizamento de terra atingiu uma mina de ouro tradicional ilegal no distrito de Mandailing Natal, em Sumatra do Norte, matando 12 mulheres que estavam procurando ouro.
Em fevereiro de 2019, uma estrutura improvisada de madeira em uma mina de ouro ilegal na província de Sulawesi do Norte desabou devido à movimentação do solo e ao grande número de buracos de mineração. Mais de 40 pessoas foram soterradas e morreram.
Enchentes matam mais de 40 pessoas na Indonésia

The post Deslizamento de terra mata 11 pessoas em mina ilegal de ouro na Indonésia; 19 estão desaparecidas first appeared on Jornal Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.