O Assunto #1.251: As águas do Brasil estão secando

De acordo com um levantamento da rede de pesquisa MapBiomas, entre 1985 e 2023, mais de 30% das águas brasileiras secaram – uma área de superfície superior a 6 milhões de hectares. Desmatamento ilegal, setores predatórios do agronegócio e mudanças climáticas estão entre as causas principais. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Um país de dimensão continental, onde está 12% de toda água doce do mundo. Aqui, circulam rios pujantes como o Amazonas, o São Francisco, o Paraná. E estão guardados sob nosso solo alguns dos maiores aquíferos do planeta, como é o caso do Guarani e do Alter do Chão. Esse conjunto de corpos hídricos naturais está reduzindo em alta velocidade: de acordo com um levantamento da rede de pesquisa MapBiomas, entre 1985 e 2023, mais de 30% dessas águas secaram – uma área de superfície superior a 6 milhões de hectares. O Pantanal, que segue sob a ameaça do maior incêndio de sua história, é o bioma mais afetado, com redução de 61% no período. A Amazônia, maior floresta tropical da planeta, perdeu 27,5%, e o Cerrado, savana com maior biodiversidade do mundo e coração dos rios brasileiros, 53,4%. Desmatamento ilegal, setores predatórios do agronegócio e mudanças climáticas estão entre as causas principais, resume Marcos Rosa, doutor em geografia física pela USP e coordenador técnico do Mapbiomas, entrevistado de Natuza Nery neste episódio.
O que você precisa saber:
MapBiomas: o Brasil teve redução na superfície de água em 2023
Desmatamento do Cerrado ultrapassa o da Amazônia pela 1ª vez
Brasil perde equivalente a dez cidades de São Paulo em águas
Secas x chuvas extremas: como a mudança climática acelera crise no ciclo global da água
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Neste episódio colaboraram também Emily Costa e Sarah Resende. Apresentação: Natuza Nery.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO
OUÇA TAMBÉM:
O ÚLTIMO PLANO: novo podcast do g1 detalha criação da moeda brasileira

The post O Assunto #1.251: As águas do Brasil estão secando first appeared on Jornal Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.