Especialista em longevidade opina sobre Biden: ‘Parece que está sofrendo um processo de declínio’

Faltam menos de quatro meses para a eleição americana e o mundo se pergunta: Joe Biden tem condições de seguir na disputa? A pressão aumentou, mas o presidente diz que não desiste e garante que ainda é capaz de liderar o país. Especialista em longevidade opina sobre Biden: ‘Parece que está sofrendo um processo de declínio’
Faltam menos de quatro meses para a eleição americana e o mundo se pergunta: Joe Biden tem condições de seguir na disputa? A pressão aumentou depois do desempenho desastroso dele no primeiro debate com Donald Trump, mas o presidente diz que não desiste e garante que ainda é capaz de liderar o país.
Aos 81 anos, Biden é o candidato mais velho a disputar uma eleição presidencial na história dos Estados Unidos. A idade em si não é o problema, já que o rival é só três anos mais novo. Foi a performance do democrata que disparou os alarmes.
Em vários momentos, ele parecia se perder nas próprias respostas. Congelava, travava. Mas não é de hoje que Biden tem esses ‘episódios’. Há pouco mais de um mês, ele pareceu congelar durante um evento; ano passado, caiu em um palco; e já esqueceu nomes importantes durante discursos algumas vezes. O que pode estar acontecendo?
“Me parece e, não sou aqui julgando como médico, que ele está sofrendo um processo de declínio. Que esse declínio não é só físico, mas também cognitivo. A tendência é de que, daqui a 4 anos, essa pausas, essas falências, essas hesitações, elas se tornem mais frequentes do que elas estão hoje”, opina Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade.
A medida que envelhecemos, o cérebro encolhe porque perdemos neurônios em um processo natural. Mas hoje a ciência já sabe que as conexões entre essas células não se perdem tão facilmente quanto se pensava, e podem até ser recuperadas. Tudo depende de uma série de fatores – entre eles, o nível de estresse.
Em março, ainda longe da campanha, Biden fez um discurso em que aparecia em plena forma, mas o fato é que, agora, além da agenda presidencial lotada, ele também terá uma campanha tensa contra Trump. E que ficou ainda mais difícil depois do debate.
“Você conhece pessoas que têm 95 anos que estão com uma capacidade cognitiva de fazer inveja em quem tem 40 ou 50, e tem gente que tem 40 ou 50 que já está dando falseadas. Há formas, inclusive, de aliviar a ansiedade para poder manter um desempenho mais do que satisfatório. Pode engrenar”, afirma Kalache.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

The post Especialista em longevidade opina sobre Biden: ‘Parece que está sofrendo um processo de declínio’ first appeared on Jornal Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.