Anvisa aprova registro de vacina nacional que previne contra 4 tipos de meningite

anvisa-aprova-registro-de-vacina-nacional-que-previne-contra-4-tipos-de-meningite

anvisa-aprova-registro-de-vacina-nacional-que-previne-contra-4-tipos-de-meningite

A doença, causada por bactérias, atinge membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Tem alta taxa de mortalidade, de 20%, e pode deixar sequelas graves nos pacientes, como a perda de audição. Anvisa autoriza produção nacional de vacina contra a meningite ACWY
A Anvisa aprovou o registro de uma vacina totalmente nacional contra quatro tipos de bactérias que causam meningite.
O Jornal Nacional foi até um dos laboratórios que vão fabricar as doses da vacina meningocócica ACWY. Fica em Bio-Manguinhos, a unidade de produção da Fiocruz, no Rio de Janeiro.
O imunizante previne contra os quatro principais tipos de meningite meningocócica. A doença, causada por bactérias, atinge membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Tem alta taxa de mortalidade, de 20%, e pode deixar sequelas graves nos pacientes, como a perda de audição.
Hoje, o Ministério da Saúde compra 7 milhões de doses por ano de laboratórios estrangeiros.
“À medida em que a gente avança no processo de transferência de tecnologia, os custos tendem a ser nacionalizados, pelo menos grande parte deles. E os custos nacionalizados são menores que os custos de importação da vacina”, explica o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma.
A previsão do Instituto Bio-Manguinhos é que o país produza a vacina de forma totalmente independente em 5 anos. A incorporação dessa tecnologia é estratégica, porque faz com que o Brasil tenha a garantia de fornecimento do imunizante.
“Se houver a falta dessa vacina no mundo, a gente vai garantir ao ministério o fornecimento da vacina. Já temos a instalação para a produção dessa plataforma porque nós usamos ela para outras vacinas”, conta Zuma.
O registro na Anvisa permite que a produção seja feita pelo Instituto Bio-Manguinhos, no Rio, e também pela Funed, Fundação Ezequiel Dias, em Minas Gerais.
💉 O Programa Nacional de Imunizações recomenda a vacina meningocócica ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos. Mas assim como todas as outras vacinas para crianças e adolescentes, a procura pela ACWY não atingiu a meta do Ministério da Saúde, em 2022.
“Há uma procura baixa pela vacina, vacina disponibilizada gratuitamente, uma vacina excelente. Os adolescentes nessa faixa precisam ser vacinados porque é uma faixa onde as pessoas estão muito expostas”, alerta o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma.
Veja também:
O que é a poliomielite, doença popularmente conhecida como paralisia infantil?
Baixa vacinação contra pólio no Brasil e novos casos no mundo acendem alerta para risco de volta da doença já erradicada no país
1,6 milhão de crianças no Brasil não receberam nenhuma dose da vacina tríplice bacteriana entre 2019 e 2021, alerta Unicef
É #FAKE que OMS disse que vacinas contra Covid-19 não são necessárias para crianças e adolescentes saudáveis

Adicionar aos favoritos o Link permanente.