Balneário Camboriú prepara desfile cívico com mais de cinco mil participantes na Quarta Avenida e na Barra 

Com o tema ‘Balneário Camboriú: Nossa maior riqueza é cuidar das pessoas’, a Secretaria de Educação está preparando os desfiles cívicos da próxima quinta-feira (7), na Quarta Avenida e na Barra.

O último desfile aconteceu em 2019. Nos dois anos seguintes não aconteceu por causa da Covid-19 e no ano passado, porque choveu.

Último desfile no Centro aconteceu em 2019 (Divulgação/PMBC)

O desfile no centro começará às 9h, na Quarta Avenida esquina com a Rua 1.500 e a dispersão será nas ruas 2438 e 2448.

Na Barra, o desfile inicia às 14h30, na Rua José Francisco Vitor, esquina com Rua Hermógenes Assis Feijó.

Segundo a professora Christiane Martini, responsável pelos Eventos da Secretaria Municipal de Educação, na Quarta Avenida deverão desfilar 3690 pessoas e na Barra quase duas mil.

“Esse ano a pedido do prefeito Fabrício diminuímos a quantidade de participantes por escola e  entidades, para  que o desfile não se estenda por muitas horas, porque ele se    tornava cansativo para o público, para os pais e  principalmente para as crianças”, disse Christiane.

O prefeito Fabrício Oliveira, os vereadores, vereadores mirins e autoridades convidadas farão a abertura do desfile. Logo depois, a passagem da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica, Secretaria de Segurança e Guarda Municipal e BC Trânsito.

No segundo bloco, APAE Tempo Feliz e AMA Litoral.

Na sequência, os Núcleos de Educação Infantil (cada um com 32 integrantes no máximo)

Em seguida, os Centros de Educação Infantil Particulares, as escolas municipais que desfilam no centro, as escolas estaduais e particulares, todas com 92 integrantes cada no máximo.

No bloco seguinte, as entidades, todas com 32 integrantes no máximo: Fundação Municipal de Esportes, Grupo Escoteiros Suçuarana, Grupo Adad; Grupo Escoteiros Leão do Mar; Grupo Ordem Demolay; Secretaria da Inclusão Social; Secretaria da Pessoa Idosa; Academia de Letras de Balneário Camboriú; OAB/BC; Câmara de Vereadores e a equipe da Secretaria da Educação finalizando o desfile.

As fanfarras

Christiane contou que outra novidade esse ano é que as escolas e entidades que tem Banda (Fanfarra) vão desfilar primeiro.

Desfile na Barra, em 2019 (Divulgação/PMBC)

“Estamos atendendo ao pedido dos pais, não faremos retornos com os alunos das bandas no Centro (as Bandas desfilam uma vez só de manhã e, à tarde desfilam novamente na Barra).

Quando a última escola com Banda passar, teremos som mecânico em todo o percurso, com um toque de fanfarra, para os demais, até o final do desfile”, disse a professora.

Na Barra autoridades e forças de segurança abrem o desfile.

No segundo bloco, passam os Núcleos de Educação Infantil da região sul e praias agrestes, seguidos do Centro de Educação Infantil da Barra (particular), escolas municipais da região sul e agrestes; escola estadual Francisca Alves Gevaerd.

No último bloco, as entidades da Força Pré-Militar Brasileira (FOPE), Secretaria de Inclusão Social e Secretaria da Educação, encerrando o desfile.

O tema

Christiane disse que cada Núcleo Infantil e cada escola levará uma faixa com uma frase relacionada ao tema e aos projetos que a escola trabalha sobre esse tema.

“O tema fala do cuidado com as pessoas como um todo. Do respeito entre os seus em casa e com os demais, na escola, no trabalho e em sociedade. Também aborda os cuidados com a preservação do planeta, o resgate dos valores, a solidariedade, porque pessoas cuidadas com respeito, vão receber bem o turista”, disse Christiane.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.