Homem encontra cágado gigante durante pesca no rio, em Terra Roxa, SP: ‘Achei que era um tambor’

Rodrigo Andreucci revela que foi a primeira vez que viu uma espécie tão grande nos 20 anos que frequenta o local. Para biólogo, achado é ‘surpreendente’. Espécie foi encontrada no Rio Pardo, em Terra Roxa, SP, enquanto Rodrigo Andreucci pescava
Arquivo pessoal
Quando saiu para pescar na manhã de sábado (2), Rodrigo Andreucci, de 46 anos, não tinha ideia do que ia encontrar pela frente.
No rancho que costuma frequentar desde os 22 anos, que fica no Rio Pardo, em Terra Roxa (SP), o pescador se deparou com uma espécie ‘gigante’ de cágado, algo que nunca tinha visto.
Receba no WhatsApp notícias da região de Ribeirão e Franca
“Desci por volta das 10h. Ela estava no canto do lado esquerdo, onde tem uma ‘correntezinha’ que desce para baixo. Achei que era até um tambor, porque era algo muito grande boiando sobre a água. Fui encostando perto, aí a hora que eu vi, falei ‘meu Deus, o que que é isso? Mas é muito grande’”.
O pescador conta que seguiu o animal com o barco até a margem, onde chamou outros pescadores, amigos dele, para que pudessem ver o tamanho do cágado.
“Fui levando [escoltando o animal pela água] para o cantinho. Por ser muito grande, [parecia que] perdeu o fôlego, subia de novo, nadava um pouquinho. Foram 40 minutos para tirar dali. Nunca tinha visto isso na minha vida inteira. Acho que nem meu avô, que faleceu com 93 anos, não viu”.
Segundo Andreucci, o animal tinha 110 centímetros de comprimento e 93 centímetros de largura e pesava por volta de 60 quilos.
Após fotos e vídeos para provar que não era história de pescador, Andreucci e os amigos devolveram o animal para a água.
Tartaruga, jabuti e cágado
A espécie ainda não foi identificada, mas o biólogo Samuel Maria afirma que o animal é um cágado.
“Essa espécie, como outras que vivem em rios, é da família dos cágados. Todos, tartaruga, cágado e jabuti, são quelônios. Tartarugas são apenas tartarugas marinhas. Jabutis são aquelas que tem em zoológico, na casa das pessoas, que não são aquáticas. Os cágados tem membranas interdigitais nos dedos para poderem nadar bem, porque vivem na água”.
Ele conta que ficou impressionado com o tamanho do animal, porque essa espécie não deveria estar na região.
“Me impressiona, porque o maior cágado do mundo, a maior tartaruga de água doce do mundo, é a tartaruga-da-Amazônia [que tem 90 centímetros]. Esse tamanho aí aqui no Rio Pardo é surpreendente, bem surpreendente”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.