Cacique Raoni chega em silêncio ao STF para acompanhar 2º dia de julgamento sobre marco temporal; veja vídeo

Com mais de 90 anos, cacique foi acompanhar pessoalmente o julgamento da tese que pode limitar as demarcações de terras indígenas até o ano de promulgação da Constituição de 1988. O neto dele, Patxon Metuktire, disse que o avô está preocupado. Cacique Raoni chega em silêncio ao prédio do STF
O cacique Raoni Metuktire, de mais de 90 anos, chegou ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) em silêncio e acompanhado por um parente, nesta quinta-feira (31), para acompanhar o segundo dia de julgamento acerca da tese do Marco Temporal. A cena contrasta com os aplausos recebidos no dia anterior. (Veja vídeo acima).
Raoni foi pessoalmente acompanhar o julgamento a respeito da tese do marco temporal, que pode limitar as demarcações de terras indígenas até a data de promulgação da Constituição de 1988. Os indígenas são contrários a criar um teto para demarcar as terras ancestrais.
Ao g1, o neto dele, Patxon Metuktire, disse que Raoni está preocupado, mas tem confiança de que essa tese não irá prosperar.
Veja o que está em jogo no julgamento do marco temporal de terras indígenas, que será retomado no STF
Cacique Raoni chega em silêncio para segundo dia de julgamento sobre Marco Temporal no STF
Reprodução
Liderança
O cacique Raoni foi um dos convidados para subir a rampa do Palácio do Planalto durante a cerimônia de posse do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1º de janeiro deste ano.
Raoni é um dos líderes da articulação dos indígenas em defesa dos direitos dos povos originários. Em 1989, ele teve um encontro histórico com o cantor Sting, durante o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA).
Raoni Metuktire, líder do povo Kayapó
Rogério Júnior/g1
Em novembro de 2012, o cacique foi recebido pelo então presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na ocasião, o cacique pedia a preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região.
Quando ficou internado com Covid-19, ele recebeu a visita de um bispo em nome do Papa Francisco.
Em julho deste ano, ele recebeu uma carta escrita pelo rei Charles III do Reino Unido, que foi lida durante o evento que reuniu mais de 800 indígenas de 54 povos do país, na Aldeia Piaraçu, em São José do Xingu, a 932 km de Cuiabá.
Na mensagem, entregue por um representante do governo britânico, o rei parabenizou o cacique pela luta em defesa da terra e dos direitos indígenas.
LEIA TAMBÉM
Quem são os indígenas que acompanham o julgamento do marco temporal para demarcação de terras, em Brasília
Marco temporal: texto que limita demarcação de terras indígenas avança, mas Senado só vai decidir tema após STF
Comissão do Senado aprova projeto que estabelece marco temporal da demarcação de terras indígenas
Entre na comunidade do g1 Mato Grosso

Adicionar aos favoritos o Link permanente.