Análise de Dados: o que é, como fazer, dicas e ferramentas

Análise de dados é um processo que permite que dados se transformem em informação útil e resultem (ou não) em ações em diversas esferas. Mas como isso acontece na prática? Confira a seguir o que é análise de dados e dicas e ferramentas de como fazer no dia a dia.

Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é análise de dados?
Qual a importância da análise de dados?
Quais os tipos de análise de dados?
Dicas e ferramentas de análise de dados para você usar
Curso de análise de dados
Leia também:
Curso tecnólogo é superior? Veja o que é e quais os melhores
Graduação em 2023: 9 dicas para você começar a faculdade
Graduação Social da Gran Faculdade: veja como funciona!

O que é análise de dados?

A palavra análise tem sua origem no grego, podendo ser traduzida como método de resolução. Em síntese, ela representa um estudo detalhado e aprofundado ou uma avaliação que busca compreender e caracterizar algo.

Portanto, análise de dados nada mais é do que o processo de estudar, avaliar, caracterizar e compreender informações e dados dos mais diversos para fins bem definidos.

Um(a) profissional de ciência e análise de dados pode:

Aplicar métricas e agrupar objetos;
Extrair, transformar e analisar dados, apresentando resultados;
Prever padrões futuros com base na análise de dados;
Dar suporte à tomada de decisões estratégicas para as organizações;
Possibilitar análises de comportamento e contextos;
Se antecipar a tendências do mercado, com base também em dados e análises.

Qual a importância da análise de dados?

Atualmente, com os avanços tecnológicos a quantidade de dados produzidos e armazenados mundo afora cresceu e segue crescendo exponencialmente.

Em 2020, eram cerca de 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo, isso evoluindo em uma média de 2,2 milhões de terabytes de novos dados gerados diariamente.

Nunca foi tão importante saber coletar, armazenar, analisar, gerenciar e descartar dados adequadamente. Inclusive, a regulamentação também vem acompanhando essas mudanças, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um exemplo disso.

Com isso, o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais qualificados para atuar em processos e projetos para gestão, segurança, sistemas, análise de dados, etc.

Quais os tipos de análise de dados?

Basicamente, existem 4 principais tipos de análise de dados:

Descritiva: se atenta prioritariamente a descrever o que está acontecendo, é o tipo de análise de dados que mais exige o “em tempo real” e decisões mais imediatas (mas pode ser embasada também no que já aconteceu);
Prescritiva: assim como um médico prescreve um medicamento para que um paciente melhore, a análise de dados prescritiva visa orientar para o que fazer em determinada situação;
Preditiva: para avaliar o que pode acontecer e outras análises voltadas para o futuro;
Diagnóstica: avalia todo o contexto, buscando abordar todas as esferas relacionadas aos dados e à ação que pretende ser realizada. Pode direcionar para uma tomada de decisão mais assertiva com base no objetivo da pessoa ou instituição.

Dicas e ferramentas de análise de dados para você usar

Além de ser fundamental para empresas, independentemente do porte, segmento ou região, a análise de dados é uma excelente aliada da vida pessoal.

No dia a dia, a análise de dados pode te ajudar a ter uma rotina mais equilibrada, alcançar estabilidade financeira, organizar melhor questões de saúde física e mental, entre outros muitos benefícios.

Confira algumas dicas e ferramentas para colocar a análise de dados em prática no seu dia a dia:

Levantar dados e informações;
Comparar períodos e encontrar semelhanças e diferenças;
Avaliar possibilidades de caminhos em prol dos seus objetivos.

Vale destacar que cada pessoa tem um perfil único e pode se sentir mais à vontade com um formato específico. Portanto, desenhe, escreva, preencha planilhas, utilize aplicativos, sites e tudo que for compatível com o seu perfil.

Hoje há uma grande diversidade de ferramentas, muitas delas gratuitas e intuitivas, para facilitar sua organização e autogestão.
Confira alguns exemplos mais práticos:

Análise de dados para a Saúde Física e Mental

Anualmente, filtre as orientações de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) para sua faixa etária. Por exemplo, quais exames devem ser feitos, quanto tempo semanal de exercício físico, quais os nutrientes essenciais para sua saúde, quanto de água ingerir e qual a recomendação de sono diário.

Levantadas essas informações, você pode traçar metas e organizar seu calendário anual para conquistar cada objetivo de forma gradual, sem ficar sem saber qual especialista consultar. Ou pior, esperar a doença aparecer para procurar atendimento médico.

Além disso, assim você inclui sua saúde como prioridade sem incluir pontos desnecessários no percurso.

Análise de dados para planejamento financeiro

Organizar as finanças é um desafio para muita gente e a análise de dados pode contribuir para um equilíbrio nas suas contas.

Primeiramente, levante dados de entradas e saídas financeiras (use planilhas, aplicativos próprios, caderno e caneta ou qualquer outro método de sua preferência). Depois disso, parta para a análise desses dados.

Mensalmente, a conta entre o que você ganha e o que você gasta é compatível? O que pode deixar de ser um gasto? É possível encontrar uma fonte alternativa de aumentar a renda?

A análise de dados te permite estar no controle das suas decisões e guiar você para o próximo passo rumo à conquista dos seus objetivos (pessoais e profissionais).

Curso de análise de dados

Existem diversas opções de cursos para análise de dados, entre elas, o curso Ciência de Dados forma profissionais para um mercado de trabalho com amplo espaço no setor público e privado, para atuar nos diversos tipos de análise de dados e outras áreas relacionadas.

A média salarial para um cientista de dados é superior a R$5 mil, por isso, essa é uma excelente opção para construir sua carreira em análise de dados e big data.

Com duração de 2 anos e meio (5 semestres), a formação da Gran Faculdade desenvolve conhecimentos nos eixos de Banco de Dados, Gestão e Análise de Dados, Visualização de Dados, Inteligência Artificial e Linguagens de Programação, etc.

Confira mais sobre a faculdade de Ciência de Dados e faça sua matrícula com descontos.

Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clicando no link abaixo e inscrevendo-se gratuitamente:

TELEGRAM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.