Dr. Drauzio Varella explica por que crianças e adolescentes precisam vencer o sedentarismo, um problema que cresce no Brasil

dr.-drauzio-varella-explica-por-que-criancas-e-adolescentes-precisam-vencer-o-sedentarismo,-um-problema-que-cresce-no-brasil

dr.-drauzio-varella-explica-por-que-criancas-e-adolescentes-precisam-vencer-o-sedentarismo,-um-problema-que-cresce-no-brasil

De 2012 a 2022, a porcentagem de jovens de 10 a 19 anos com sobrepeso, obesidade ou obesidade grave cresceu de 21% para quase 33% no país. Drauzio Varella mostra o caminho para se combater o aumento do sedentarismo entre adolescentes
Um alerta para pais e filhos: o aumento do número de casos de sedentarismo na infância e na adolescência preocupa especialistas. A pediatra Silvana Vertematti, médica do exercício e do esporte, atende adolescentes no Hospital do Servidor Público de São Paulo e conta que o sedentarismo disparou nessa faixa etária. Veja a reportagem completa no vídeo acima.
“Sete em (cada) nove pacientes que temos atendido estão demonstrando falta de atividade física e desinteresse pela atividade física”, conta a doutora.
🎧 Sedentarismo juvenil: os riscos, tratamentos e como evitar – com Drauzio Varella e Silvana Vertematti
De 2012 a 2022, a porcentagem de jovens de 10 a 19 anos com sobrepeso, obesidade ou obesidade grave cresceu de 21% para quase 33% no Brasil. De acordo com a médica, “já se enxerga que isso vai ser um problema de saúde pública”.
Além dos desafios da adolescência e da atração pela internet, existe outra causa importante para o sedentarismo juvenil.
“Quando eu era pequeno, jogava futebol na rua. Depois me formei em medicina e, nas visitas aos meus pacientes, passava por praças e terrenos cheios de crianças brincando. Mas as cidades cresceram. Uma das causas do que os especialistas chamam de ‘analfabetismo físico’ é a falta de espaços públicos para a educação do corpo. Muitas vezes as opções ficam longe de casa, atrapalhando a rotina de pais e filhos”, explica o doutor Drauzio.
Sem praticar exercícios, as crianças e adolescentes podem entrar na faixa de obesidade – o que pode trazer riscos para a saúde.
“Os principais são a hipertensão e o aumento do colesterol no sangue. Em alguns casos extremos, temos observado o desenvolvimento da diabetes tipo 2, que é secundária ao excesso de peso e gordura nessa faixa etária”, explica a doutora.
Exercício como remédio
Os benefícios do movimento na infância e adolescência ficam para sempre. E o papel do exercício na prevenção e tratamento de transtornos psiquiátricos também são muito importantes.
O doutor Drauzio explica que o corpo humano é uma máquina desenhada para o movimento: ossos fortes, músculos para andar, correr, carregar pesos. E dobradiças feitas com ligamentos e cartilagens elásticas. Passar os dias sentado endurece as juntas. É como uma porta que ninguém usa: as dobradiças vão enferrujar. Para manter a elasticidade, as juntas precisam da compressão e descompressão que o movimento provoca.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.