Peça que conta a história do Acre no período da borracha entra em cartaz neste fim de semana

peca-que-conta-a-historia-do-acre-no-periodo-da-borracha-entra-em-cartaz-neste-fim-de-semana


‘Em busca do Tesouro’ vai ter quatro sessões divididas entre sábado (13) e domingo (14). Entrada é gratuita na Usina de Arte João Donato. Peça teatral ‘Em Busca do Tesouro’ entra em cartaz em Rio Branco
Marcelo Dagnoni/Divulgação
De forma poética, a peça “Em Busca do Tesouro” aborda a vinda de nordestinos para os seringais do Acre, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, quando muitos homens saíram do nordeste para trabalhar na extração do látex. A peça entra em cartaz neste fim de semana em Rio Branco em quatro sessões, sendo duas no sábado (13) e duas no domingo (14) na Usina de Arte João Donato.
Leia também:
Navio que naufragou durante Ciclo da Borracha reaparece com seca de rio
A entrada é gratuita, alguns ingressos foram reservados de maneira on-line, mas basta chegar à usina um pouco antes do espetáculo que serão concedidas as entradas.
O espetáculo, encenado pelo Grupo Arvoredo de Teatro e financiado pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, é resultado de uma pesquisa histórica sobre o povoamento da Amazônia. O diretor Leonel Carneiro diz que, pelo menos, 20 pessoas estão envolvidas nesse trabalho.
“Tem acreanos nascidos aqui e também acreanos de coração. Mas, o importante é que a peça foi feita para as pessoas irem em família e como forma de também abordar a história dessas pessoas, que também tem familiares que vieram do Nordeste em decorrência do ciclo da borracha”, diz.
No palco, além da arte, o público também vai poder conhecer novos talentos, pois parte do elenco está atuando pela primeira vez. “É um projeto também de formação de artistas e de público. É uma peça que envolve canto, poesia, ou seja, é bem movimentado”, garante.
A peça
Através de uma linguagem poética e acessível a peça narra a trajetória de José Gabriel da Costa, mais conhecido como Mestre Gabriel. Nascido em Coração de Maria-BA em 10 de fevereiro de 1922, José Gabriel da Costa vem para a Amazônia como soldado da borracha e empreende uma jornada até os seringais na divisa entre o Brasil – onde atualmente é o estado do Acre – e a Bolívia, em busca por um tesouro perdido no coração da selva.
Com direção musical de Edson Carneiro, a peça terá a participação dos músicos Adson Barbosa e Thais Schwalbe, além do próprio diretor. O elenco é composto por dez atores: Adriano Souza, Amanda Graciele, Benito Assunção, Hanna Araujo, Leonel Carneiro, Renata Leão, Thais Regina, Thais Schwalbe, Thales Vasconcelos, Thalissa Thaysla e Wilton Moreira.
Peça conta um pouco da história do Acre durante o ciclo da borracha
Marcelo Dagnoni/Divulgação
Serviços
“Em Busca do Tesouro”
Onde: Usina de Arte João Donato
Quando: sábado (13) e domingo (14)
Entrada: gratuita.
VÍDEOS: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.