Máquina de radioterapia quebra e deixa pacientes com câncer sem tratamento no Hospital Heliópolis, Zona Sul de SP

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que o aparelho acelerador linear vai ser reparado nesta quarta-feira (9) Hospital Estadual de Heliópolis, no bairro do Sacomã, Zona Sul de São Paulo.
Divulgação/Governo de SP
Pacientes que fazem tratamento de câncer no hospital Heliópolis, na Zona Sul da capital paulista, ficaram sem poder fazer radioterapia por uma semana após a máquina quebrar na unidade e não ser substituída ou consertada.
Samara Muniz luta contra um câncer no colo do útero e relatou que está sem fazer a radioterapia por conta da falta do equipamento. A paciente também afirma que não foi dado nenhum prazo pelo hospital para o retorno do procedimento.
“Todos os dias a gente liga pra lá e eles não dão uma resposta. Na quarta-feira [passada] ligaram falando que a máquina tinha quebrado e até agora a gente está no aguardo aqui. Estou com tudo parado, porque eu não vou conseguir fazer. Eu ainda tenho a braquiterapia e eu não vou conseguir fazer sem a radioterapia”.
Sandra Muniz faz tratamento contra câncer em SP
Reprodução/TV Globo
Samara ainda explica que precisa de cinco semanas de radioterapia para que possa fazer a quimioterapia. Sem a radioterapia, ela não consegue fazer a quimio.
“Eu me sinto triste. Eu não vejo a hora de tudo acabar porque isso é um pesadelo, né? Então eu fico aqui. Estou tomando remedio para dor, tomo remedio para dormir. É difícil você viver assim”.
Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que o aparelho acelerador linear vai ser reparado nesta quarta-feira (9) e que os pacientes que necessitaram de atendimento tiveram assistência em outro aparelho da unidade. As aplicações agendadas serão retomadas a partir de quinta-feira (10).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.