Compras tranquilas: Como não cair no golpe da falsa venda

O golpe pode acontecer a qualquer um, mas podemos evitá-lo com algumas dicas. Veja as principais dicas do Itaú para te ajudar se proteger na hora das compras on-line. Itaú
Divulgação
É muito importante estar atento e se proteger de golpes independente da ocasião, mas quando chegam as datas especiais, como o Dia dos Pais, a emoção pode nos passar a perna. Se você ainda vai comprar o presente, especialmente on-line, fique atento. O golpe da falsa venda é uma prática comum em que os golpistas tiram vantagem por meio da indução ao erro e prejuízo alheio. Vamos entender como esse golpe funciona.
O golpe da falsa venda
Promoções abaixo do preço podem ser tentadoras, né? Mas cuidado! De modo geral, as informações desse tipo de oferta simulam outra loja, ou marcas falsas. Os golpistas são experts em enganar e, para isso, criam sites, mandam e-mails, mensagens, ou até publicam promoções super vantajosas nas redes sociais.
Ah! Tem também aqueles espertinhos que invadem perfis em redes sociais e se fazem de bonzinhos, dizendo que estão se mudando e precisam se livrar de alguns itens. Ou ainda, fingem que estão ajudando um amigo. E aí vem a puxada de tapete: ao transferir o dinheiro, você nota que o nome do beneficiário não é o mesmo da pessoa ou empresa que supostamente vende o produto.
Mas calma! Vamos te ajudar a se proteger. Listamos quatro dicas para te ajudar a identificar e evitar ciladas como essa. Bora espalhar segurança por aí?
#1 Nunca clique na oferta de imediato!
Se você está procurando por um presente na internet, lembre-se de nunca clicar em links ou banners de e-mails, redes sociais ou resultados de busca imediatamente. Golpistas são ardilosos, por isso, para garantir sua segurança, o ideal é digitar diretamente o endereço do site na barra do navegador. Assim, você evita o risco de ser redirecionado para sites falsos e mantém seus dados pessoais protegidos. Com essa atitude simples, você pode fazer suas compras on-line com mais tranquilidade.
#2 Cuidado com preços muito atrativos
Smartphone! Leve 3 pelo preço de 1! Comparar os preços pode ajudá-lo a encontrar a melhor oferta e economizar dinheiro, mas desconfie de valores muito abaixo do mercado. Preços aparentemente imperdíveis podem esconder produtos e serviços de qualidade inferior ou até inexistentes. Use a comparação com outras lojas para conhecer o preço médio daquilo que deseja de forma segura.
Em lojas confiáveis, ler as avaliações e comentários de demais compradores é uma boa. Mas no caso dos golpes, os espertinhos podem forjar depoimentos para deixar a compra ainda mais encantadora. Por isso, quando encontrar algo bom demais para ser verdade, desconfie, beleza?
#3 Pesquise tudo o que puder
Por mais irresistível que a venda seja, tenha cautela e pesquise tudo antes. Primeiro, verifique se a pessoa ou empresa de quem está comprando é verdadeira. Observe se todas as letras do nome da marca ou vendedor estão escritas corretamente em pontos de contato, como publicidade, sites e redes sociais. Com frequência, golpistas mudam poucos caracteres, por exemplo a letra “o” pelo número zero, e isso pode passar desapercebido.
Uma vez que você confirmou que a marca existe, abra o site da oferta. É um link suspeito? Geralmente, sites confiáveis acompanham a identidade visual das marcas, sem distorções ou mudanças nas cores e layout. Além disso, bons sites possuem selos de segurança, como o SSL (Secure Socket Layer), que aparece como um ícone de cadeado ao lado da URL no navegador. No mais, busque pelo endereço, telefone, e-mail e certifique que esses são os mesmos vistos na promoção.
#4 Observe a forma de pagamento
Sabendo da veracidade do vendedor ou empresa, analise com cuidado a forma de pagamento. Para evitar cair em armadilhas, confira se a pessoa ou empresa que está vendendo o produto é a destinatária do pagamento. Isso porque, além da falsa venda, existe o phishing. O que é isso? Golpes que tentam obter informações pessoais ilegalmente, como senhas bancárias, número de cartão de crédito, entre outras – por meio de e-mails duvidosos.
Fique ligado! Anúncios que aceitam apenas Pix ou boleto são suspeitos. No geral, transações feitas nesse modelo são irrevogáveis e de difícil recuperação (estorno). Os golpistas se aproveitam disso para pulverizar o dinheiro em diversas contas, após a fraude, e dificultar seu rastreamento. Sendo assim, sempre que possível, utilize um cartão virtual para realizar suas compras on-line. Isso pode fornecer uma camada extra de proteção e te livrar de preocupações.
Itaú e você contra golpes e fraudes. Juntos, nós protegemos em dobro.
Acreditamos que a informação é a chave para evitar golpes. Sabemos que muitos brasileiros ainda se veem tendo perdas financeiras por conta dessas armadilhas, que podem ser evitadas. Por isso, facilitamos o acesso ao conhecimento necessário para que você não caia em ciladas.
Informações nos empoderam a tomar decisões seguras, responsáveis e conscientes. Além de se proteger, você pode compartilhar esse conhecimento com quem você ama e ajudar a protegê-los também. É importante manter-se informado sobre esse assunto e colocar em prática cada dica.
Se você foi vítima de um golpe de falsa venda ou qualquer outro, o primeiro passo é entrar em contato imediato com sua instituição financeira. Assim, ela tomará as medidas necessárias a seu favor.
Trabalhamos lado a lado para proteger você e a todos.
Vem com a gente! Acesse
Na hora de comprar pela internet, você vai lembrar de todas essas dicas? Vamos descobrir juntos !
Na hora de comprar pela internet, você vai lembrar de todas essas dicas? Vamos descobrir juntos !

Adicionar aos favoritos o Link permanente.