Lula repete Putin e deveria compreender mais o mundo, diz Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou o posicionamento do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a guerra em seu país, iniciada pela Rússia. Em entrevista neste domingo (6.ago.2023) à agência EFE, disse ter pensado que a experiência faria com que o petista tivesse uma “compreensão maior” sobre o mundo, mas que ele só repete falas do líder russo Vladimir Putin.

“Para ser sincero, se o presidente Lula quiser me dizer algo, que se sente comigo e me diga. Assim eu acredito que vamos acabar com isso. Pensei que ele tinha uma compreensão maior do mundo. Acredito que é muito importante ver o mundo como um todo”, disse.

Formulário de cadastro

Inscreva-se

Inscreva-se

Na 4ª feira (2.ago), Lula disse em um café com correspondentes internacionais que nem Zelensky, nem Putin tem interesse em negociar um acordo de paz para acabar com a guerra.

O presidente ucraniano foi questionado sobre a fala e também quanto a uma declaração do ex-ministro de Relações Exteriores Celso Amorim, hoje assessor especial para assuntos internacionais do Brasil, de que um eventual acordo precisa considerar as preocupações dos russos em relação à segurança.

“Acho que o presidente Lula é uma pessoa experiente, mas não entendo muito bem uma coisa: será que ele acredita que o seu povo (brasileiro) não entende completamente o que está acontecendo e que ele conta com isso? As declarações de Lula não trazem paz, de forma nenhuma. É estranho falar sobre a segurança da Rússia. Apenas a Rússia, Putin e Lula falam sobre a segurança da Rússia, sobre as garantias que devem ser dadas para a segurança da Rússia. Acho que ele (Lula) tem a sua própria opinião. Os pensamentos dele não precisam ser os mesmos do presidente Putin”, afirmou o líder ucraniano.

Zelensky ainda fez elogios ao Brasil, por ser um país respeitado, pacífico e que não invade outros territórios. Justamente por isso, segundo ele, não faz sentido o posicionamento de Lula alinhado à Putin. Afirmou ainda que o russo mente e cria narrativas.

“(O Brasil) não está em guerra com ninguém e é muito mais respeitado do que a Rússia no mundo atualmente. A população (do Brasil) é respeitada. O Brasil não é um país agressor, mas um país pacífico. Por que tem que concordar com as narrativas de um líder de Estado que não é diferente de um colonizador? Putin mente, manipula e desinforma constantemente as pessoas. Está matando as nossas crianças e violando as nossas mulheres”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.