Profissionais da educação participam do lançamento do projeto Avança Litoral

Após reuniões com representantes da área da educação dos sete municípios do litoral paranaense, foi realizado o lançamento do projeto Avança Litoral. O evento aconteceu no Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá, na sexta-feira, 4. Cerca de 90 profissionais do litoral se reuniram para a formação.

Trata-se de uma formação especialmente desenvolvida para fortalecer e aprimorar as habilidades dos coordenadores pedagógicos das escolas municipais da região. O projeto é liderado pelo Instituto Positivo e faz parte do ADE Litoral Paranaense, com apoio da AMLIPA e CIEDEPAR.

“Entendemos que os coordenadores e orientadores pedagógicos desempenham um papel fundamental na aprendizagem dos alunos e conscientes dessa importância, lançamos o projeto Avança Litoral, fruto de uma construção coletiva, com o objetivo de fortalecer ainda mais esses profissionais tão essenciais para a educação e, além disso, promover trocas de experiências entre os profissionais”, disse Amanda Rocha, analista de implantação de projetos do Instituto Positivo.

Para Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo, este é um dos mais importantes programas lançados até aqui, tendo em vista o potencial de impacto e sua escala de atuação, dentro dos três principais objetivos do Instituto.

Cerca de 90 profissionais da educação no litoral participaram da formação

“O primeiro deles é potencializar toda a riqueza de conhecimento que existe em cada um dos municípios que agora se comprometem coletivamente em unir essas potencialidades em prol da educação. O segundo é ajudar ao território a encontrar lacunas que ainda precisam ser preenchidas considerando o que já existe de melhor no território, de boas práticas e como que essas boas práticas podem ajudar outros territórios, outros municípios. E, por fim, é criar uma estrutura de sustentação para que esse trabalho se aperfeiçoe, ganhando forma e tenha continuidade para que, de fato, gere as transformações necessárias”, enfatizou a diretora do Instituto.

União de esforços

Participaram da formação na sexta-feira, 4, profissionais da área de educação dos municípios de Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes e Antonina. A secretária municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá, Tenile Xavier, abriu o evento explicando sobre o Avança Litoral.

As secretárias municipais de Educação de Morretes, Adriana Assumpção; e de Paranaguá, Tenile Xavier, mencionaram os benefícios do projeto

“A diferença desse projeto é que não vem de fora para dentro, foi criado em parceria com os sete secretários dos municípios e suas equipes e também a partir de um questionário com os professores e pedagogos da rede. A partir do que eles responderam, foi feita a formação. Os pedagogos se perceberam como formadores para atuar dentro da sua especificidade e do seu espaço, independente do município”, opinou Tenile.

A formação é voltada para coordenadores pedagógicos, profissionais que acompanham diretamente a atividade com o professor e acompanha o desenvolvimento da criança. “A intenção é avançar não só na qualidade do ensino em Paranaguá, mas no litoral como um todo, se a criança estuda aqui e tem uma transferência para Matinhos, os pedagogos de lá tem a mesma dimensão e intencionalidade de avançar na educação. O trabalho em conjunto faz a gente pensar no avanço da educação em toda a região”, afirmou Tenile.

A secretária municipal de Educação de Morretes, Adriana Assumpção, contou que já participou de outras formações, mas que essa é a primeira que integra todo o território do litoral. “O maior benefício é a preocupação com o resultado direto para o aluno. É a união de esforços visando a melhoria do que a gente identifica como falha para que a gente possa oferecer o melhor para as crianças. O Instituto Positivo está fazendo com que a gente dê as mãos para olhar de frente para os nossos sucessos e fraquezas e nos auxilia a mudar o cenário do que está nos incomodando. Espero que a nossa equipe passe a olhar de forma diferente porque estamos vivendo um novo tempo na educação após a pandemia”, afirmou Adriana.

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