Zanata e Hospital reivindicam novas especialidades

Na manhã de ontem, representantes da Prefeitura e do Hospital Montenegro (HM) estiveram, em Porto Alegre, para uma reunião com o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB). O encontro, solicitado pela própria administração municipal, foi para mostrar a disponibilidade da instituição de saúde local em receber novos serviços e especialidades.

A saída do ex-diretor do Hospital Montenegro, Carlos Batista, é considerada por alguns integrantes da administração municipal e também do governo estadual, a sinalização de maior facilidade para negociações e atendimento de demandas que estão represadas. O estilo do ex-diretor e a sua militância petista eram tidas como elementos complicadores.
O encontro buscou construir novos alinhamentos e contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Na oportunidade, o prefeito Gustavo Zanatta destacou a importância do Hospital, não só para Montenegro, mas para todo o Vale do Caí.

Segundo representantes do próprio HM, que acompanharam a comitiva, a casa de saúde tem condições de ofertar vários outros serviços para toda a população do Vale. A secretária estadual de Saúde afirmou que o governo está buscando construir a viabilidade destas solicitações, e que é necessário que a instituição local atenda aquilo que está no contrato.

Aliás, a secretária Anita já havia falado sobre isto em outras reuniões. O Ibiá, por várias oportunidades, tentou uma entrevista com ela para descortinar estas atribuições contratuais não cumpridas pelo Hospital. No passado, a secretária preferiu não externar, para não tornar o relacionamento Estado X Hospital mais tenso.
As conversas continuarão através de grupos de trabalho. Nos próximos dias, inclusive, o HM contará com a retomada dos atendimentos de Ortopedia e Traumatologia.

__________________________________________

Zanatta cada vez mais próximo do Podemos
Algumas pessoas que estiveram presentes na abertura Estadual da Safra de Citros, em Campo do Meio, perceberam que está bem sedimentado o caminho do prefeito Gustavo Zanatta para o Podemos.
O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, que também era filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro, PTB, e agora está no Podemos, parece cada vez mais próximo de Zanatta. Algumas conversas ao pé do ouvido chamaram atenção.
Já é de conhecimento que o prefeito vai deixar o PTB, que simplesmente minguou no Estado. Zanatta também tem uma ligação muito forte com o ex-deputado Maurício Dziedricki, para quem fez campanha. E pela avaliação do grupo de conselheiros que está mais próximo do prefeito, é mais fácil criar o partido em Montenegro, sem precisar ter de dispor de cargos para outra sigla.

Entre uma bergamota e outra, o cardápio foi o futuro partidário do prefeito Gustavo Zanatta, na abertura da safra

__________________________________________

Falta um ano
O calendário das eleições de 2024 ainda não foi definido, mas as convenções que vão definir os candidatos à Prefeitura e Câmara de Vereadores ocorrem tradicionalmente, entre 20 de julho e 5 de agosto. Portanto, falta praticamente um ano para sabermos quem vai concorrer. O tempo passa muito rápido. Articulações e negociações correm nos bastidores. Quem é ágil e hábil na negociação colhe os melhores frutos.

A janela partidária que será aberta entre 7 de março e 6 de abril já apontará alguns cenários da próxima eleição municipal. Neste período é permitido que detentores de cargos eletivos não percam seu mandato por infidelidade, ao trocar de partido.
É quando deve ocorrer a migração dos edis do PTB (Juarez Silva e Ana Paula Machado) para outro partido, seguindo o caminho do prefeito Gustavo Zanatta. A tendência continua sendo a criação do Podemos.

Uma das novidades é que cada partido poderá lançar no máximo 11 candidatos a vereador. Antes eram até 15 candidatos por nominata. E 30% devem ser mulheres. Além disso, não tem mais coligação na chapa proporcional para a Câmara.
Paulo Azeredo (PDT) ainda vive o imbróglio se poderá ou não concorrer à reeleição ou Prefeitura. Conseguiu se eleger para a Câmara, sendo inclusive o mais votado, mas para deputado estadual seus votos foram anulados. Devido ao impeachment, estaria inelegível até 31 de dezembro de 2024, mas pode reverter e novamente concorrer.

__________________________________________

Churrasquinho amigo
Circularam rumores que na semana passada os progressistas teriam decidido não participar do governo Zanatta e ter candidatura própria. A presidente da sigla, Dani Boos, diz que essa decisão ainda não foi tomada e que na verdade ocorreu uma confraternização de membros do PP. “Foi um churrasquinho. Não foi reunião oficial”, afirma. Ela diz que ainda deve ter reunião da Executiva e do Diretório. E que não foi estipulado prazo para decidir. Garante que não depende de cargos. Mas se sabe que os progressistas estão divididos. Uma ala defende ingressar no governo e apoiar Zanatta. E outra, lançar candidato próprio à Prefeitura, tendo como nome mais forte o do vereador Talis Ferreira.

__________________________________________

PT renova direção da Regional Vale do Caí
Quem também está se mexendo para estar mais forte na próxima eleição municipal é o PT. Uma nova coordenação, para dar continuidade à organização do partido em 19 municípios do Vale do Caí, foi escolhida.
A reunião aconteceu em São Sebastião do Caí e elegeu os seguintes nomes:

– Coordenador Regional: Cláudio Tenório (Montenegro)
– Vice coordenador: Valdeci Pirilo (S. S. do Caí)
– Secretaria de Organização: Ricardo Kraemer (Montenegro)
– Suplente: João Francisco (Bom Princípio)
– Secretaria de Formação: Simone Nunes (Montenegro)
– Suplente: Luísa Marina Brito (S.S. do Caí)
– Secretaria de Comunicação: Tina Griebeler (Montenegro)
– Suplente: Santos Fagundes (Vale Real)

A proposta é seguir dando prioridade para a formação de diretórios, ampliar as filiações e a preparação para as eleições 2024. “Para isso, vamos organizar um calendário de ações conjuntas com a vinda de lideranças, conversar com partidos do campo democrático e popular e que estejam no Governo do Presidente Lula para 2024, e focar na formação política para ampliar a participação do PT nas Câmaras Municipais”, destacou o Coordenador Regional Cláudio Tenório.

Os 19 municípios
Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Hortência, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tupandi e Vale Real.

Da esquerda para direita: Santos Fagundes, Tina Griebeler, Luísa Brito, Cláudio Tenório, Valdeci Pirilo, Simone Nunes, Ricardo Kraemer e João Francisco

O post Zanata e Hospital reivindicam novas especialidades apareceu primeiro em Jornal Ibiá.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.