Curte calor? Agosto começa com temperaturas acima dos 30 °C em Juiz de Fora e região; veja a previsão

Com tempo seco e falta de chuva, umidade do ar despenca para índices críticos. Confira como fica a sua cidade durante a primeira semana do novo mês. Juiz de Fora, foto de arquivo
Fellype Alberto/g1
Gosta de calor? Se a resposta foi sim, se prepare, pois os próximos dias vão ser bem quentes. É o que afirma o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a primeira semana de agosto em Juiz de Fora, Barbacena e região.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Conforme o Inmet, serão dias instáveis por conta dos aumentos seguidos nas máximas, o que pode gerar problemas à saúde. Você pode conferir abaixo a previsão do tempo para a Zona da Mata e Campo das Vertentes, entre segunda (31) e sexta-feira (4).
Previsão do tempo
As temperaturas mínimas vão se manter estáveis, mas as máximas mudam ao longo da semana. Segunda e terça-feira (1º) serão dias mais amenos. Porém, a quarta (2) já apresenta um grande aumento, que se confirma como atípico na quinta (3) e sexta, quando os termômetros devem registrar ao menos 30 °C na maioria das cidades da Zona da Mata e algumas do Campo das Vertentes.
E nada de chuva, segundo o Inmet e Climatempo. Para os órgãos, uma massa de ar seco sobre as regiões mantém o tempo seco. É bom para quem não gosta daqueles dias mais fechados, mas a umidade do ar pode preocupar.
Neste início, com temperaturas amenas, os índices da umidade do ar já apresentam um valor bem abaixo do ideal, próximo de 30%. Mas na quinta e sexta o cenário é crítico com 15% de mínima. Veja abaixo algumas outras dicas da Defesa Civil:
Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h;
Evitar banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use um hidratante;
Usar umidificadores de ar em casa e no trabalho. Você também pode utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama;
Na hora da limpeza, prefira pano úmido a vassoura para não levantar pó;
Evite ambientes onde há fumaça de cigarro;
Beber bastante água.
Os ventos não serão grandes problemas nos próximos dias. Em média, as rajadas mais fortes devem chegar aos 8 km/h. Contudo, as ventanias tendem a ser mais notadas durante as manhãs.
O g1 Zona da Mata agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!
Tem fim nesta segunda o mês de julho, considerado “gelado” nas regiões. Veja o que é esperado para o agosto, conforme o Inmet:
Os volumes de chuva devem ficar próximos ou pouco abaixo da média nas regiões, principalmente nas passagens de frentes frias. Neste período, a redução de chuva na parte central do Brasil é comum;
Sendo assim, será registrado queda nos índices de umidade relativa do ar. As dicas dadas nesta matéria feitas pela Defesa Civil se tornam ainda mais importantes;
As temperaturas devem ficar acima das médias históricas em Juiz de Fora, Barbacena e região, próximo à 0,5 °C. Esse valor pode parecer baixo, mas faz muita diferença no dia a dia.
Centro-Oeste pode registrar pior umidade em agosto
Dados meteorológicos
Confira as temperaturas médias entre segunda e sexta-feira
Dia a dia em Juiz de Fora, de acordo com dados do Inmet:
Segunda-feira (31): nublado pela manhã com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com muita nebulosidade. Temperaturas entre 13 °C e 22 °C.
Terça-feira (1º): sol com algumas nuvens. Não chove. Temperaturas entre 12 °C e 22 °C.
Quarta-feira (2): sol com algumas nuvens. Não chove. Temperaturas entre 11 °C e 24 °C.
Quinta-feira (3): sol com algumas nuvens. Não chove. Temperaturas entre 14 °C e 28 °C.
Sexta-feira (4): sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Temperaturas entre 15 °C e 28 °C.
Chuva estimada em Juiz de Fora durante a semana
LEIA TAMBÉM:
TRAGÉDIA: Jovem tenta salvar irmão e os dois morrem afogados em riacho
ARTE URBANA: Morro do Esplanada vai se tornar o primeiro painel artístico de casas de Juiz de Fora
SAÚDE: Como consultar posição na fila do SUS em Juiz de Fora e região? Aprenda!
*Estagiário sob supervisão de Carol Delgado.
Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata
Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram
Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.