Justiça deve decidir em até 45 dias medida para adolescentes apreendidos por morte de jovem em roubo a moto em Campinas

Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, confessaram o crime, que aconteceu na Rodovia D.Pedro, na noite de quinta-feira (27). Victor Hugo Zarpelão da Silva tinha 21 anos e estava noivo. Regiões de Campinas e Piracicaba têm em média 2,9 menores infratores apreendidos por dia
A Justiça deve decidir em até 45 dias a medida socioeducativa para os adolescentes de 13 e 14 anos apreendidos pela morte do empresário Victor Hugo Zarpelão da Silva, de 21 anos, baleado durante um assalto à motocicleta dele na Rodovia D. Pedro I (SP-065), em Campinas (SP). O crime aconteceu na noite de quinta-feira (27).
Segundo apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, os adolescentes, que confessaram a participação no assalto, foram levados à Fundação Casa da metrópole e ouvidos informalmente pelo Ministério Público (MP).
LEIA TAMBÉM
Jovem de 21 anos que morreu baleado em roubo a moto era dono de food truck e estava noivo
Durante os próximos 45 dias, devem ter o histórico de convívio familiar analisado pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, antes da audiência com um juiz que definirá a medida socioeducativa.
O artigo 228 da Constituição Federal prevê que menores de 18 anos não podem ter penas impostas contra si, e sim medidas especiais, como as socioeducativas.
Victor Hugo morreu assassinado em roubo a moto em Campinas
Arquivo pessoal
Empresário era dono de food truck e estava noivo
O empresário Victor Hugo Zarpelão da Silva era proprietário de um food truck de lanches em Jaguariúna (SP), onde morava.
Victor Hugo também estava noivo, segundo mostra uma descrição no perfil dele do Facebook, e era amante de motocicletas.
Nas redes sociais, o jovem e a namorada postavam muitas fotos e vídeos andando nos veículos. De acordo com a família, ele tinha comprado recentemente uma moto nova. O crime aconteceu na quinta-feira (27).
À EPTV, afiliada da TV Globo, o pai da vítima pediu agilidade nas investigações e fez um apelo para que os responsáveis não sejam soltos.
“Ele era formidável, amigo de todo mundo. Não conheço ninguém que não gosta dele. Ele era meu braço direito em uma das minhas lanchonetes. Sempre em busca do seu sonho, queria ter a própria moto, carro, morar sozinho, mas assassinaram ele. Só tinha 21 anos”, disse André José da Silva, muito emocionado.
O crime
Segundo a Polícia Militar, o motociclista foi morto por dois adolescentes, de 13 e 14 anos. Eles confessaram o crime. A dupla anunciou o roubo na altura do km 135 da via e levaram a motocicleta da vítima.
Ainda de acordo com o registro do boletim de ocorrência, Victor Hugo conduzia uma moto modelo Yamaha MT-03 e estava com o cunhado de 14 anos na garupa. Eles foram abordados pelos dois adolescentes, que anunciaram o roubo e chegaram a tentar derrubar a vítima da moto. Em seguida, a dupla efetuou os tiros e fugiu.
Victor Zarpelão morreu baleado em assalto a moto em Campinas
Arquivo pessoal
O empresário foi atingido por um disparo nas costas. O Serviço Municipal de Atendimento Móvel de Urgência chegou a ser acionado por um amigo da vítima, que viajava em outra moto, mas o jovem morreu no local. O garoto que estava na garupa não ficou ferido.
Os dois adolescentes que roubaram a moto foram encontrados logo após o crime, em uma casa no bairro Vila Olímpia, em Campinas. De acordo com a PM, um dos menores “é conhecido da polícia” por praticar roubos de motocicletas.
Após confessar o assalto, eles foram apreendidos em flagrante e encaminhados ao 1º Distrito Policial, onde o caso foi registrado. A moto que os suspeitos estavam também era roubada. Junto com eles, foram apreendidos capacetes, celulares, a chave do veículo roubado e armas.
Polícia apreendeu armas e celulares com adolescentes suspeitos de matar motociclista
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.