Blumenau instala infraestrutura para fiscalizar caminhões entalados em túnel da Ponte de Ferro

O trânsito na Ponte de Ferro foi bloqueado por cerca de uma hora na manhã desta quinta-feira (27), no Centro de Blumenau. A ação foi realizada para a instalação de uma infraestrutura que vai ajudar a Central de Controle Operacional (CCO) a conter uma situação recorrente na região.

Blumenau instala infraestrutura para fiscalizar caminhões entalados em túnel da Ponte de Ferro – Foto: Marcelo Martins / Reprodução ND

A prefeitura de Blumenau buscou uma forma de controlar episódios em que caminhões ficam entalados no túnel após acessar o local com peso e altura acima do permitido, o que interfere no fluxo de veículos.

De acordo com o diretor do CCO, Cicero Andreazza, a tecnologia vai auxiliar no trabalhado da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), pois um efetivo grande costuma ser mobilizado para atender ocorrências de caminhões que ficam entalados no local.

“Neste ano, tivemos 13 eventos graves com relação a trancamento do túnel, com interrupção total da ponte, o que causa o deslocamento de um efetivo grande da GMT, justamente para resolver essa situação”, destacou.

Fiscalização de caminhões

Andreazza explica que a área é devidamente sinalizada, e que não adianta ter toda a tecnologia se os condutores não obedecem a sinalização.

“A via é muito bem sinalizada, tanto a Tocantins como a Beira Rio, com placas de regulamentação, aquelas que cadastraram a autuação, e as indicativas, tanto de proibição dos veículos de 4 toneladas como a altura do túnel, mas mesmo assim isso é em vão, então tem gerado muito problema com relação ao fluxo de veículos”.

A instalação da estrutura também vai possibilitar a visão do túnel, o que auxilia no trabalho do CCO. As câmeras devem começar a operar em até duas semanas.

Segundo o diretor, uma das câmeras gira 360º e a outra faz leitura de placas, dois novos itens do sistema que possui mais de 350 câmeras inteligentes.

Mais um caso foi registrado nesta quinta-feira

Andreazza ainda contou que mais um episódio de caminhão entalado foi registrado nesta quinta-feira (27). O condutor tentou passar pela ponte, não conseguiu e deu a marcha ré.

Outras pessoas o ajudaram a retirar o veículo, mas a ação afetou todo o fluxo de veículos, e uma das principais vias do município foi parada por cerca de dois minutos.

A instalação também não precisou de recursos para ser realizada. O diretor destacou que já possuíam a estrutura e apenas a remanejaram.

“Esse sistema montado na cabeceira da ponte, com duas câmeras de alta tecnologia, com todo um sistema de fibra ótica montado, todo ele custou zero para o município, porque era uma estrutura que nós já tínhamos e só remanejamos ela para alcançar uma maior visibilidade e maior grau de fiscalização”.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.