Lula cancela agenda para tratar dores no quadril

O presidente foi submetido a uma crioablação. Com um cateter, é feito um resfriamento extremo de alguns nervos periféricos. O objetivo é congelar esses nervos para estancar a dor. Presidente Lula passou por mais um procedimento contra dor no quadril
O presidente Lula cancelou a agenda desta quarta-feira (26) para um tratamento contra dores no quadril.
O presidente deixou o Palácio da Alvorada às 9h30 e foi para o Hospital Sírio-Libanês, onde a equipe médica, que veio de São Paulo, já o aguardava. Lula foi submetido a uma crioablação. Com um cateter, é feito um resfriamento extremo de alguns nervos periféricos. O objetivo é congelar esses nervos para estancar a dor.
O procedimento durou uma hora, com anestesia local. O presidente permaneceu acordado o tempo todo. Segundo a assessoria da Presidência, o processo foi minimamente invasivo e sem intercorrências. Ao voltar para o Palácio da Alvorada, Lula fez um aceno aos jornalistas.
O presidente vem sofrendo há anos com essa dor provocada por uma artrose, um desgaste na articulação do quadril. O médico particular do presidente, Roberto Kalil Filho, explicou que o procedimento desta quarta-feira (26) foi um sucesso. Mas ressaltou que o alívio de agora não anula a necessidade da cirurgia, prevista para outubro, quando uma prótese será colocada no lugar do osso e da articulação desgastados.
“O presidente vem sofrendo com essas dores na articulação do quadril direito já há algum tempo. Mesmo com o uso de medicações, incomoda muito. Esse procedimento é para dar mais conforto ao presidente, minimizar a dor para, inclusive, ele poder fazer mais fisioterapia até o procedimento definitivo, que é um procedimento cirúrgico que deverá ser realizado em outubro”, explica Roberto Kalil.
Lula cancelou os compromissos desta quarta-feira (26) e desta quinta-feira (27). Entre eles, um encontro com o presidente do Paraguai, que ficou para sexta-feira (28). Até lá, Lula despacha no Alvorada.
LEIA TAMBÉM
Infográfico: entenda a cirurgia no quadril que Lula deve realizar em 2023
Lula diz que quer fazer cirurgia no quadril em outubro: ‘Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro’
Lula deixa hospital em Brasília após procedimento no quadril

Adicionar aos favoritos o Link permanente.