Funcionária que ajudava em troca de malas no Aeroporto de SP foi orientada por quadrilha a dizer que ‘só foi ajudar’

Polícia identificou funcionários de várias partes do aeroporto de Guarulhos que participavam dos crimes. Funcionária que participava de troca de malas no Aeroporto de SP foi orientada por chefe de quadrilha a dizer que ‘só foi ajudar’ e ‘não conhecia nada’
Nesta semana, 17 pessoas foram presas suspeitas de participar de uma quadrilha que roubava as etiquetas de identificação das malas e conseguia despachar drogas pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o maior do Brasil.
O Fantástico teve acesso a imagens exclusivas de uma sequência de crimes do bando e mostra como era a rotina dos criminosos. Segundo apontam as investigações, funcionários de empresas que prestam serviço para o aeroporto e de companhias aéreas eram aliciados pela quadrilha em busca de vantagem financeira.
Uma das presas é a Carolina Pennachiotti, de 35 anos. Ela é funcionária de uma empresa que presta serviços no aeroporto e a Polícia Federal começou a investigá-la em março passado, depois que as turistas brasileiras Kátyna e Jeanne foram presas injustamente na Alemanha por causa da troca de etiquetas em suas malas.
Outra presa foi Tamiris Zacharias, 31 anos, funcionária da Gol Linhas Aéreas. Nas imagens, é possível ver ela recebendo malas com cocaína e fazendo um falso check-in, encaminhando as drogas para a parte restrita do aeroporto, onde atuavam Deivid Souza Lima e Pedro Venâncio. Segundo a polícia, os funcionários da área restrita eram responsáveis por trocar etiquetas de malas de passageiros sem qualquer tipo de envolvimento com os crimes.
Toda vez que a mala é despachada, ela recebe pelo menos três etiquetas. Uma tem as informações do passageiro, número do voo, destino final. As outras são menores e tem as mesmas informações, mas só é possível ver com um leitor de código de barras.
Segundo a investigação, tudo era feito com certo cuidado para não rasgar a etiqueta e também não despertar a atenção do departamento de segurança do aeroporto.

Na área restrita, câmeras também flagraram a ação da quadrilha.
TV Globo/Reprodução
A Polícia Federal identificou ainda três criminosos acusados de chefiar a quadrilha do aeroporto. Um deles é Fernando Reis, apelidado de Brutus.
Foi ele que planejou a mentira que Tamiris Zacharias deveria contar caso alguém perguntasse algo para ela sobre o despacho da bagagem.
“Se caso chegar alguém para perguntar alguma coisa para ela, fala que ela estava ali e uma pessoa chegou nela e pediu ajuda para fazer o check-in nesse tal lugar, para tal lugar. E ela foi e levou lá, só isso. Foi ajudar, não conhecia nada”, orientou Brutus.
A trama, no entanto, não deu certo e a quadrilha foi presa.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
Fantástico mostra como agia a quadrilha que trocava bagagens no Aeroporto de Guarulhos
LEIA TAMBÉM:
Quadrilha presa fez ‘inúmeras trocas de malas’ em aeroporto para traficar droga: ‘O braço de Guarulhos foi desmantelado’, diz delegado da PF
Brasileira presa na Alemanha após ter etiquetas de malas trocadas por outras com drogas diz que ficou em cela sem janela e com fezes nas paredes: ‘Pesadelo’
Outro lado
A defesa de Carolina disse que a prisão configura violação das normas legais e que vai demonstrar a improcedência das acusações.
A WFS Orbital, empresa terceirizada que contratou Carolina para orientar passageiros nas filas, informou que colabora com as investigações e oferece treinamento aos seus colaboradores.
Tamiris foi demitida e, em depoimento à polícia, confessou participação no esquema.
A Gol informou que desde abril deste ano, quando soube das investigações, se colocou à disposição das autoridades e que repudia tais ações criminosas.
Os advogados de Deivd, Pedro Venâncio preferiram não se manifestar.
A defesa de Brutus diz que ele é inocente.
A Latam, empresa pela qual Kátyna e Jeanne viajaram afirmou que tem colaborado com as autoridades e trabalha no sentido de melhorar a eficiência no manejo de milhões de volumes transportados todos os dias.
A Anac informou que a concessionária que administra o aeroporto tem até o fim do ano para aumentar o número de câmeras, restringir o uso de celulares em alguns setores e implementar outras medidas de segurança.
A concessionária informou que o projeto das câmeras está sendo desenvolvido e que contribui com a investigação.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.