Entenda como funciona loteria clandestina trazida da Colômbia e investigada no RS; 10 foram presos

Jogo ofertado nas ruas de Canoas, ‘Bono a Estrela’ não é registrado legalmente e foi trazido por imigrantes. Polícia apreendeu máquinas de sorteio e megafones. Bolinhas de sorteio, com os números escritos em espanhol, foram apreendidas
Reprodução/RBS TV
Alvo de investigação da Polícia Civil do RS, uma loteria clandestina trazida da Colômbia é oferecida nas ruas de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Nesta quinta-feira (20), 10 pessoas foram presas em flagrante enquanto se preparavam para um sorteio.
O esquema, relevado pelo Grupo de Investigação da RBS (GDI), não tem registro oficial, portanto, é considerado ilegal. Veja abaixo a reportagem da RBS TV que denunciou a prática.
Na ação da Polícia, foram presos 7 colombianos e três brasileiros que executam e anunciam o jogo nas ruas. Cartelas, máquina de sorteio e uma quantidade em dinheiro que ainda está sendo contabilizada foram apreendidas.
O jogo se chama “Bono a Estrela”. Os envolvidos oferecem as cartelas por megafone, ao custo de R$ 5.
As cartelas são escritas em espanhol e possuem oito números, cada um de quatro dígitos. É oferecido um prêmio de R$ 1,5 mil para os vencedores do sorteio, realizado também na rua, em uma máquina com bolinhas numeradas, também escritas em espanhol. O sorteio é manual e anunciado na hora.
Máquina de sorteio e megafones também foram apreendidos pela Polícia Civil
Reprodução/RBS TV
De acordo com o delegado Daniel Mendelski, a prática de loteria irregular é considerada contravenção penal – prática irregular considerada de menor potencial ofensivo – cuja pena máxima é de 2 anos. Os presos responderão por essa contravenção. Após o registro de flagrante, eles passam por corpo de delito e são liberados, para responder a processo em liberdade. A polícia segue investigando o caso.
O delegado lembra que as loteriais oficiais, realizadas por órgãos do governo, destinam os valores arrecadados para projetos sociais e do governo, o que não acontece no jogo irregular. “Esses valores vão para o bolso de quem organiza, então não tem finalidade social nenhuma, por isso é atividade ilegal, e a gente tem que coibir”, afirma.
Loteria ilegal nas ruas da Região Metropolitana de Porto Alegre é alvo de investigações
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.