Capivaras feridas são vistas no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas e situação preocupa biólogos que monitoram animais

A mais recente capivara, apelidada por ‘Armando’, é acompanhada há um mês por biólogos que afirmam recorrentes ferimentos no animal. Além dele, outros também foram vistos lesões no corpo. Pedestres encontram capivara ferida na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio
Capivaras que vivem na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, têm sido avistadas frequentemente com lesões pelo corpo.
Neste fim de semana, imagens feitas por pedestres que passavam pela região mostram a capivara apelidada carinhosamente por ‘Armando’ com ferimentos no dorso.
Biólogos que acompanham o animal há mais de um mês afirmam a aparição de machucados frequentes em seu corpo.
Os próprios pedestres contam ainda que outros animais já foram encontrados algumas feridas.
Pedestres encontram capivara ferida na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio
Reprodução
“É uma situação que tem se tornado recorrente, essa situação do Armando a gente já tá acompanhando há um mês e meio. Além do direito desses animais viverem de forma harmoniosa, como todos os demais, a gente precisa de uma gestão específica pra esse tipo de ativo econômico ambiental”, afirma o biólogo Mário Moscatelli.
Uma outra capivara, apelidada por ‘Judite’, foi outra da espécie encontrada com ferimentos.
“A gente precisa, efetivamente, ter um plano de gestão integrado e eficiente que, no caso de aparecer um animal machucado, a gente ter uma resposta mais rápida”, finaliza Moscatelli.
Pedestres encontram capivara ferida na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio
Reprodução
“Durante o carnaval, centenas de turistas tiravam fotografias das capivaras, e por tirarem fotografias, iam nos quiosques, consumiam… então isso mexe com a economia, não só na Lagoa Rodrigo de Freitas mas também de toda a cidade”, detalha o biólogo.
A Secretaria de Meio Ambiente informou que esteve no local neste domingo (16), porém, não conseguiu encontrar o animal ferido. A secretaria informou ainda que já tem conhecimento do histórico de ‘Armando’, que já tentaram resgatá-lo, mas que não tiveram sucesso.
Segundo a Prefeitura do Rio, agentes da repartição irão voltar à Lagoa Rodrigo de Freitas para buscar a capivara e cuidar de seus ferimentos.
Pedestres encontram capivara ferida na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio
Reprodução

Adicionar aos favoritos o Link permanente.