Estrutura de pedra desperta interesse arqueológico durante obras no Centro histórico de Florianópolis; FOTOS

Segundo Iphan, áreas foram isoladas e trabalhos de revitalização seguem em outras frentes. Arqueólogo trabalha para encontrar objetos que ajudem a datar estrutura encontrada. Trabalhadores com estrutura de pedra encontrada na Praça XV de Novembro, em Florianópolis
Iphan/Divulgação
Uma estrutura de pedra encontrada durante as obras de revitalização na Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis, despertou interesse arqueológico no local. Agora, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que acompanha os trabalhos, quer tentar descobrir exatamente de qual tipo de material se trata e de qual período ele é.
A descoberta foi feita neste mês de julho em uma das ruas no entorno da praça. Um arqueólogo que acompanha toda a parte da obra que possui escavação vai atuar para tentar descobrir mais detalhes sobre a estrutura de pedra achada durante os trabalhos.
“Ele segue ampliando a escavação até obter mais dados e informações e detalhar com mais precisão. Detalhes de profundidade, de outros materiais que possam estar junto para a gente definir, chegar a alguma conclusão”, disse a superintendente do Iphan em Santa Catarina, Regina Santiago.
Estrutura de pedras encontrada durante obras na Praça XV de Novembro, em Florianópolis
Iphan/Divulgação
Uma possibilidade levantada é que a estrutura seja um antigo alinhamento de calçada. “Em algumas fotos antigas, a gente vê que havia, digamos, da parte baixa da rua, abaixo do degrau da calçada, na lateral ainda da via, um alinhamento ali, como se fosse uma sarjeta mesmo. É possível que seja isso”, declarou Santiago.
Ela comentou sobre outros materiais que possam ser achadas no local para ajudar na identificação da estrutura de pedra.
“A gente espera que possa ter, por exemplo, outros objetos da mesma profundidade, que possam indicar, por exemplo, mais ou menos uma localização no tempo”.
As obras estão paradas?
A superintendente explicou que as obras no Centro de Florianópolis não foram paralisadas por conta da descoberta. Enquanto o arqueólogo trabalha na estrutura de pedra, os trabalhos ocorrem em outras frentes.
“A obra ali naquele pedaço realmente não está acontecendo. Está acontecendo a intervenção, até com a ajuda do comando do arqueólogo, mas pode ser com a ajuda do pessoal da obra, para fazer essa evidenciação, que a gente chama, que é seguir procurando com calma, não com uma intervenção, digamos, típica de obra, mas com a metodologia da arqueologia”, elaborou a superintendente.
Trabalhador atua em estrutura de pedra encontrada na Praça XV de Novembro em Florianópolis
Iphan/Divulgação
Como ainda faltam informações sobre o que é a estrutura de pedra, Santiago explicou que o local ainda não pode ser chamado de sítio arqueológico.
“A princípio, o sítio arqueológico é alguma coisa que vem de uma caracterização feita por um arqueólogo. Justamente é passado para o Iphan e a gente inclusive inclui no cadastro nacional que nós temos. Para todos os efeitos, não está realmente neste momento caracterizado como sítio arqueológico. É um material, é um achado”, declarou.
Por fim, ela falou da importância da descoberta.
“Nesse tipo de situação, o mais importante é a gente obter informações históricas justamente porque a cidade sempre viveu ali, mas, muitas vezes, de forma muito empírica. A gente procurou, o arqueólogo procurou plantas, documentos mais detalhados sobre essa parte construtiva e não conseguiu localizar. Então toda a informação que a gente puder ter sobre a história da cidade que a gente obtiver dali vai ser importante”, disse Santiago.
O que diz a prefeitura?
A Prefeitura de Florianópolis se manifestou sobre o caso por nota:
“A prefeitura informa que todas as escavações na região estão sendo acompanhadas pela equipe técnica, incluindo os estudos de arqueologia. Além disso, estão sendo feitos relatórios dos achados e encaminhados ao Iphan para liberação do trecho. Os trabalhos continuam no local atuando em outras frentes de trabalho na obra”.
ENTENDA: Centenária árvore de Florianópolis passa por sequenciamento genético
Concurseira receberá salários sem atuar no cargo após ser convocada por engano
Sobe para 10 o número de cidades em situação de emergência após ciclone
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.