Copa do Mundo feminina: conheça Alexia Putellas, atual melhor do mundo e estrela da Espanha

De jogadora de futebol, passou também a ser reconhecida como celebridade. Nos últimos anos, Alexia Putellas se tornou uma das jogadoras mais famosas do mundo, com milhões de seguidores nas redes sociais e nas arquibancadas. Quem é Alexia Putellas, atual melhor do mundo e estrela da Espanha
O Jornal da Globo estreou nessa sexta-feira (14) uma série de quatro reportagens especiais mostrando os perfis das maiores craques do futebol feminino. Alexia Putellas, atual melhor jogadora o mundo, abre a lista, com nomes como Lucy Bronze (Inglaterra), Megan Rapinoe (EUA) e claro, Marta (Brasil).
Alexia Putellas é uma figura que transformou o futebol da Espanha. Ela que não é “apenas” a atual melhor do mundo. Foi a melhor jogadora do futebol feminino nas últimas duas temporadas.
“Há muito talento na Espanha. O que fazia falta era trabalhar e tempo, porque isso não é fruto de meses e dias. São muitos anos de trabalho. Necessitava um projeto que acreditava que nós jogadoras poderíamos ser as melhores do mundo”, contou Alexia em uma premiação.
Com 29 anos, ela fez as categorias de base no Barcelona, e passou quase a vida toda no clube. Ao longo do tempo, se tornou peça principal de um dos projetos mais vencedores da modalidade.
“A Espanha foi investindo aos poucos, era um time que competia, mais ou menos, contra os principais adversários na Champions. É aí que entra a Putellas. Ela acabou crescendo com esse crescimento do Barcelona, chamando o protagonismo”, explica Aline Calandrini, comentarista.
De jogadora de futebol, passou também a ser reconhecida como celebridade. Nos últimos anos, Alexia Putellas se tornou uma das jogadoras mais famosas do mundo, com milhões de seguidores nas redes sociais e nas arquibancadas.
Alexia Putellas
Reprodução
No ano passado, foi a primeira jogadora da história da Espanha a atingir a marca de 100 jogos com a camisa da seleção.
“Nunca achei que ia alcançar isso. Muito trabalho de todo tipo. Muitos anos. Estou muito contente de chegar a esse número. Espero que venham muitos mais e muitos títulos”, disse a atleta.
Apesar da história na seleção, até o mês passado, Alexia não era presença certa na Copa do Mundo. E a dúvida não teve a ver com a grave lesão no joelho da última temporada. No fim de 2022, 15 jogadoras da Espanha exigiram junto à federação a demissão do técnico Jorge Vilda.
Segundo elas, o trabalho do treinador afetava a saúde física e emocional das atletas. Caso não fossem atendidas, se recusavam a serem convocadas novamente.
A federação ignorou a demanda e manteve Vilda no cargo. Putellas não estava entre as 15, mas apoiou as companheiras e colocou em xeque o retorno à seleção.
No fim de junho, a melhor do mundo foi convocada mais uma vez. Mas, do grupo contrário ao treinador, 13 das melhores jogadoras da Espanha ficaram fora da Copa.
“Outras grandes jogadoras da Espanha não indo, acho que acaba, com certeza, perdendo qualidade. É uma seleção que está cotada. Não está entre as grandes favoritas, mas é uma seleção que cresceu muito de 2019 para cá”, avaliou Calandrini.
Alexia Putellas, no Barcelona.
Reprodução/Jornal da Globo
Após quase um ano lesionada, alexia voltou aos gramados no mês passado e venceu a Liga dos Campeões com o Barcelona.
“Uma jogadora fantástica que pode controlar e concentrar por 90 minutos. E o jeito que ela traz o melhor do time, especialmente no ataque, ela encontra elementos surpresa dentro disso. Uma ótima jogadora. O céu é o limite para ela nesta volta de lesão”, afirmou a treinadora da Seleção Brasileira, Pia Sundhage.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.