Lesões e fraturas por quedas lideram o atendimento na emergência do IJF

Número representa um aumento de 18,5% no número de casos em comparação com o mesmo período do ano passado. IJF atendeu de janeiro a junho deste ano 8.893 pacientes com lesões e fraturas por quedas.
getty images
Lesões e fraturas por quedas lideraram os atendimentos na emergência do Instituto Doutor José Frota (IJF), maior hospital público de Fortaleza, com 8.893 vítimas atendidas na unidade no primeiro semestre deste ano.
O número representa um aumento de 18,5% no número de casos em comparação com o mesmo período do ano passado, quando aproximadamente 7.500 adultos e crianças vítimas de quedas foram atendidos no hospital.
Conforme o superintendente adjunto do IJF e membro da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), doutor Fernando Façanha, esses acidentes podem resultar em fraturas graves.
“As condições do acidente e do quadro de saúde das vítimas, podem resultar em ferimentos e fraturas graves ou mesmo em óbitos. As fraturas mais frequentes acontecem nos punhos e nos quadris e podem acarretar dores, deformidades e até mesmo morte. Os idosos tendem a permanecer por mais tempo hospitalizados, por conta de outras comorbidades, como osteoporose, diabetes e hipertensão”, disse Fernando Façanha.
Dicas para evitar quedas:
Em casa, é importante retirar tapetes e móveis baixos das áreas de circulação. Os ambientes também devem ser bem iluminados e os banheiros devem possuir barras de apoio e piso antiderrapante, de preferência. Para evitar qualquer desequilíbrio, é preciso ter paciência na hora de levantar quando estiver deitado ou mesmo sentado.
Nas ruas, é necessária a atenção com os calçados, que devem estar conservados e bem presos aos pés, para evitar tropeços. A travessia das vias pelo acesso de pedestres é indispensável e sempre muita atenção com pedras, poças d’água e calçadas desniveladas.
Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.