Onde encontramos Deus?

Estamos no 14º Domingo do Tempo Comum. A liturgia deste domingo ensina-nos onde encontrar Deus. Garante-nos que Deus não Se revela na arrogância, no orgulho, na prepotência, mas sim na simplicidade, na humildade, na pobreza, na pequenez.
No Evangelho (Mt 11,25-30), Jesus louva o Pai porque a proposta de salvação que Deus faz aos homens, e que foi rejeitada pelos sábios e inteligentes, encontrou acolhimento no coração dos pequeninos. Os grandes, instalados no seu orgulho e autossuficiência, não têm tempo nem disponibilidade para os desafios de Deus; mas os pequenos, na sua pobreza e simplicidade, estão sempre disponíveis para acolher a novidade libertadora de Deus.

Na verdade, os critérios de Deus são bem estranhos, vistos de cá de baixo, com as lentes do mundo… Nós, homens, admiramos e incensamos os sábios, os inteligentes, os intelectuais, os ricos, os poderosos, os bonitos e queremos que sejam eles (os melhores) a dirigir o mundo, a fazer as leis que nos governam, a ditar a moda ou as ideias, a definir o que é correto ou não é correto. Mas Deus diz que as coisas essenciais são muito mais depressa percebidas pelos pequeninos: são eles que estão sempre disponíveis para acolher Deus e os seus valores e para arriscar nos desafios do Reino. Quantas vezes os pobres, os pequenos, os humildes são ridicularizados, tratados como incapazes, pelos nossos iluminados fazedores de opinião, que tudo sabem e que procuram impor ao mundo e aos outros as suas visões pessoais e os seus pseudo-valores… A Palavra de Deus ensina: a sabedoria e a inteligência não garantem a posse da verdade; o que garante a posse da verdade é ter um coração aberto a Deus e às suas propostas (e com frequência, com muita frequência, são os pobres, os humildes, os pequenos que sintonizam com Deus e que acolhem essa verdade que Ele quer oferecer aos homens para os levar à vida em plenitude).

Como é que chegamos a Deus? Como percebemos o seu rosto? Como fazemos uma experiência íntima e profunda de Deus? É através da filosofia? É através de um discurso racional coerente? É passando todo o tempo disponível na igreja a mudar as toalhas dos altares? O Evangelho responde: conhecemos Deus através de Jesus. Jesus é o Filho que conhece o Pai; só quem segue Jesus e procura viver como Ele (no cumprimento total dos planos de Deus) pode chegar à comunhão com o Pai. Há crentes que, por terem feito catequese, por irem à missa ao domingo e por fazerem parte do conselho pastoral da paróquia, acham que conhecem Deus (isto é, que têm com Ele uma relação estreita de intimidade e comunhão)… Atenção: só conhece Deus quem é simples e humilde e está disposto a seguir Jesus no caminho da entrega a Deus e da doação da vida aos homens. É no seguimento de Jesus – e só aí – que nos tornamos filhos de Deus.
Pe. Diego Knecht

PROGRAMAÇÃO
07.07.2023 – Sexta-feira
14h30 – Adoração, Benção do Santíssimo e Missa do Apostolado da Oração na Catedral
18h30 –Missa na Catedral
08.07.2023 – Sábado
15h30 – Missana Com. Espírito Santo
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª. Aparecida
19h – Missa na Com. Santo Alberto Magno
19h – Missa na Com. São José do Maratá
19h – Casamento na Catedral
09.07.2023– Domingo
07h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Santos Reis
09h – Missa na Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h – Missa na Catedral
10.07.2023 – Segunda-feira
20h –2ª noite do Tríduona Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
11.07.2023 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
12.07.2023 – Quarta-feira
18h30 – Missana Catedral
20h – Grupo de Oração na Catedral
13.07.2023 – Quinta-feira
18h30 – Missana Catedral
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

O post Onde encontramos Deus? apareceu primeiro em Jornal Ibiá.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.