Praia Grande desenvolve ações de combate e prevenção a hepatites virais

Município oferece testes rápidos das doenças, além de capacitação para as equipes de Saúde. Praia Grande desenvolve ações de combate e prevenção das hepatites virais
Prefeitura de Praia Grande/Divulgação
A Prefeitura de Praia Grande, no litoral de São Paulo, desenvolve ações de combate e prevenção às hepatites B e C neste mês em virtude da campanha Julho Amarelo, com oferta de testes rápidos e orientações à população. Além disso, profissionais da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do município receberão capacitação.
O Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) de Praia Grande está intensificando a oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos e material informativo.
A unidade também encaminha pacientes para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que é referência no município e reúne médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids, hepatites e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Tanto o CTAP quanto o SAE ficam localizados na Rua Cidade de Santos, 89, no 1° andar, no bairro Boqueirão. O atendimento para realização de testes é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 15h30.
As unidades de Saúde da Família (Usafas) da cidade também oferecerão durante este mês a realização dos testes rápidos para a detecção de hepatites B e C, de sífilis e diagnóstico de HIV. Nelas, também serão prestadas orientações aos munícipes sobre os métodos de prevenção dessas doenças. Os atendimentos ocorrem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Sexta musical
A equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais também realizará ações de conscientização e prevenção nas edições da Sexta Musical, com distribuição de preservativos e material informativo.
No evento também realizarão testes rápidos gratuitos para a população. A primeira edição de julho será na próxima sexta-feira (7) no Bairro Vila Sônia. As próximas edições estão previstas para Guilhermina no dia 14, Canto do Forte no dia 21 e Anhanguera no dia 28.
Capacitação
O programa fará uma capacitação em testes rápidos para a detecção de hepatites B e C, sífilis e diagnóstico de HIV em 26 e 27 de julho para profissionais de Saúde do município.
Poderão participar da capacitação aqueles que atuam na Rede de Atenção Primária, Atenção Especializada, Rede de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar do município.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.