Jogos Mundiais de Praia de Bali são cancelados pela ANOC

Em comunicado oficial, divulgado nesta terça-feira (4), o Comitê Olímpico Brasileiro foi informado que os Jogos Mundiais de Praia de Bali de 2023 será cancelado pela ANOC (Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais, na sigla em inglês). A decisão ocorreu por conta do abandono do Comitê Olímpico da Indonésia em se comprometer a sediar o evento. A competição iria acontecer entre os dias 5 e 12 de agosto.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Comunicado oficial da ANOC

Confira abaixo o comunicado oficial divulgado pela ANOC: “É com grande surpresa e extrema decepção que a ANOC soube que o Comitê Olímpico da Indonésia (KOI, na sigla em inglês) retirou-se de seu compromisso de sediar os Jogos Mundiais de Praia da ANOC e a Assembleia Geral da ANOC em agosto de 2023. Com os Jogos agendados para daqui a um mês, a decisão tão tardia impede a ANOC de encontrar um anfitrião alternativo e, portanto, não há opção a não ser cancelar a edição deste ano dos Jogos, bem como a Assembleia Geral do ANOC em Bali, em agosto. Quanto à Assembleia Geral da ANOC, nas próximas semanas será tomada uma decisão sobre um novo local e datas. O KOI afirmou que a decisão foi tomada depois que o orçamento não foi liberado pelo governo do país e agora não há tempo para entregar os Jogos”.

Jogos Mundiais de Praia de Bali são cancelados pela ANOC
Matheus Gomes e Ana Popperl abrem disputas no Mundial Juvenil
Chuva adia estreia de Bia Haddad em Wimbledon
Brasil é convocado para o Mundial de tiro com arco
Lula sanciona lei que prevê garantias de gestantes no Bolsa Atleta

“A ANOC está muito desapontada com as ações do KOI, que impedirão atletas de 100 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) classificados de cumprir o objetivo de competir nos Jogos. A ANOC apresenta as suas sinceras desculpas a estes CONs, atletas e Federações Internacionais (IFs) que têm sido parceiros comprometidos do evento, e aos fãs de todo o mundo. Embora tenha havido desafios nos preparativos dos Jogos, como em qualquer grande evento multiesportivo, a ANOC foi regularmente assegurada pelo KOI de que soluções seriam encontradas e os Jogos continuariam conforme planejado. A ANOC e o KOI se reuniram para reuniões semanais de coordenação, na semana passada, e em nenhum momento o KOI indicou que havia problemas que levariam a tal resultado. A prioridade imediata da ANOC é garantir que os atletas sejam apoiados e que os NOCs e IFs sejam compensados da melhor maneira possível”.

Campanha do Brasil em 2019

Na última edição dos Jogos Mundiais de Praia, realizada em 2019 na cidade de Doha, no Catar, o Brasil terminou na segunda posição do quadro de medalhas, com uma campanha de cinco ouros, quatro pratas e três bronzes. Assim, nos esportes coletivos, a seleção brasileira venceu a disputa no futebol de areia e no handebol de areia, ambos no masculino. Do mesmo modo, no individual, Ana Marcela Cunha subiu no lugar mais alto do pódio na maratona aquática, enquanto André Baran e Rafaella Miiller triunfaram nas duplas mistas do beach tênis. Por fim, a veterana Kamila Barbosa conquistou o ouro na categoria até 50 kg feminina do wrestling de praia.

Por outro lado, o Brasil levou a prata no basquete 3×3 masculino e no vôlei de praia 4×4 feminino. Além disso, André Baran e Rafaella Miiller ficaram em segundo lugar nas duplas de cada categoria, ao lado de Vinícius Font e Joana Cortez, respectivamente. Por fim, medalhas de bronze no futebol e no handebol de areia (no feminino), além das duplas mistas do beach tênis, com Vinicius e Joana.

Quem liderou a competição foi a Espanha, que finalizou com sete ouros, uma prata e dois bronzes. O país se destacou no aquathlon, karatê e no futebol de areia feminino. Logo depois, a Itália acabou na terceira posição, com uma campanha de quatro ouros, uma prata e um bronze.

O post Jogos Mundiais de Praia de Bali são cancelados pela ANOC apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.