Festa para os guerreiros que lutaram para libertar o povo dos portugueses acontece todo dia 2 de julho; Globo Repórter fala sobre cenários da Independência do Brasil na Bahia. Comemoração da Independência da Bahia tem caboclos indígenas como símbolo; entenda
A Independência da Bahia foi conquistada em 1823 na área chamada de Bahia de Todos-os-Santos. A festa que comemora a data, em 2 de julho, tem como principal símbolo os caboclos, indígenas nativos daquela região, que lutaram contra a invasão portuguesa e hoje são parte da população que é símbolo de todo o Recôncavo Baiano.
O Globo Repórter desta sexta-feira (30) exibiu cenários da luta pela Independência do Brasil na Bahia, com cidades e suas personalidades que foram determinantes na libertação do povo do Recôncavo Baiano.
Caboclos são pessoas oriundas da miscigenação entre os indígenas que habitavam o Brasil e os portugueses que invadiram o país desde o descobrimento. Os europeus, que se espalharam pelo país, tinham como ponto de chegada em solo nacional o estado da Bahia.
Cerca de 200 anos depois, os caboclos estão presentes em representações feitas por estátuas e monumentos em cada cidade do Recôncavo Baiano.
Catarina Paraguaçu: a cabocla que marca a história da resistência dos caboclos contra os portugueses
Reprodução/TV Globo
Milton Moura relembra que a guerra foi determinante para o que viria a acontecer com o país como um todo a seguir.
“É um conflito que aconteceu principalmente em torno da Bahia de Todos os Santos, mas que tinha uma significação nacional. Porque foi aqui que se consolidou o estado nascente chamado Brasil”, diz o historiador.
Para a professora Wlamyra Albuquerque, da Universidade Federal da Bahia, o país ainda continua em mutação mesmo 200 anos depois da sua independência.
“A gente não vira um Brasil em 1822. A gente vai se tornando, e a meu ver, a gente continua se tornando uma nação”, diz a professora.
A festa reúne a população de todo o Recôncavo Baiano, e celebra a existência dos caboclos como uma marca de luta de todo o Brasil, não só da Bahia, pela Independência.
Festa da Vitória Brasileira, tradicionalmente comemorada em 2 de maio no Recôncavo Baiano
Reprodução/TV Globo
Assista à íntegra do Globo Repórter desta sexta-feira (30):
Edição de 30/06/2023
Veja todas as reportagens do Globo Repórter:
Comemoração da Independência da Bahia tem caboclos indígenas como símbolo; conheça a história
Adicionar aos favoritos o Link permanente.