Conheça o ‘Tucano T 27’, avião utilizado em treinamento aéreo na Colômbia

Modelo é produzido pela Embraer e está em atividade desde 1983. Aviões da Força Aérea Colombiana colidem no ar
Duas aeronaves da Força Aérea Colombiana se chocaram durante um treinamento aéreo neste sábado (1) deixando uma pessoa morta, o tenente-coronel Mario Andrés Espinosa González.
O avião utilizado durante o treinamento é um modelo “Tucano T 27”. Fabricado pela empresa brasileira Embraer, ele foi desenvolvido para substituir os jatos Cessna T-37, sendo que seu protótipo voou pela primeira vez em 16 de agosto de 1980.
A primeira remessa produzida entrou em atividade em 1983 quando 133 aeronaves foram enviadas para a Força Aérea Brasileira (FAB) em Pirassununga, no interior de São Paulo.
Segundo a FAB, o equipamento faz parte das forças Aéreas da Argentina, Colômbia, Egito, França, Honduras, Irã, Iraque, Paraguai, Peru e Venezuela.
Modelo brasileiro Tucano T-27 em pista da base militar de Apiay, na Colômbia, em junho de 2005
Juan Herrera/AP
No entanto, atualmente o T-27 Tucano, é um avião de treinamento avançado, utilizado no Brasil para a instrução dos Cadetes Aviadores no último ano de formação. Devido sua cabine ser similar à de um avião de caça, o que ajudaria a familiarizar os Cadetes a esse tipo de aeronave.
Além do Brasil, diversos outros países também utilizam o T-27 como aeronave de instrução devido a sua manobrabilidade.
O Tucano T-27 tem 9,86 metros de comprimento e pode atingir até 528 km/h e com isso sobe cerca de 810 metros a cada minuto podendo atingir até 9.936 metros.
Ele é um avião monoplano de asa baixa e monomotor turboélice.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.