Baixada em Pauta #137: Jean Gorinchteyn, ex-secretário de Doria, conta bastidores da Covid-19 e afirma que Pazuello era parceiro

Médico infectologista que esteve à frente da Secretaria de Saúde do Estado de SP falou sobre o enfrentamento à doença, os medos, aprendizados e trabalho durante a pandemia no estado mais populoso do país. Podcast: Você pode ouvir Baixada em Pauta no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Videocast: Agora também é possível assistir o bate-papo pelo g1 e pela página no Facebook do g1 Santos.
Jean Gorinchteyn, ex-secretário de Doria, conta bastidores da Covid-19 e afirma que Pazuello era parceiro
O médico infectologista e ex-secretário de Saúde do Estado de São Paulo durante o governo João Doria, Jean Gorinchteyn, esteve no Baixada em Pauta ele contou sobre o trabalho realizado durante a pandemia da covid-19, além dos bastidores políticos durante a ação contra a doença que matou 703.964 brasileiros, sendo 180.612 paulistas. Entre os destaques desse bate-papo, ele fala sobre a relação de parceria com Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde de Jair Bolsonaro.
“Eu preciso ser muito justo e esse é o bastidor de um cara que fez e lutou para que essa vacina acontecesse. Tenho a certeza que ele tentou”, disse Gorinchteyn sobre o atual deputado federal.
Na pandemia, foram comuns os conflitos entre o governo de São Paulo, à época sob gestão de João Doria, e o governo federal. Passada a crise sanitária e humanitária, o ex-secretário contou como a guerra de discursos prejudicou o trabalho, e que o Brasil poderia ter antecipado a vacinação em três meses.
O ex-secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, durante coletiva sobre a pandemia enquanto esteve no governo
Reprodução/TV Globo
O médico destacou que, ao lado dele, na luta pela aquisição da CoronaVac para todo o Brasil esteve o general Pazuello, que, apesar de comandado pelo ex-presidente, se esforçou para que o imunizante chinês fosse adquirido pelo país. O ex-secretário, inclusive, destacou que, quando a negociação não deu certo, o ex-ministro ligou diversas vezes para se lamentar.
“Ele realmente cumpriu o papel dele no que tange [diz respeito a] assinar a compra das vacinas, que foi anunciada em 20 de junho, ainda em 2020. No dia seguinte, a gente recebe a informação, pelos jornais, de que o presidente diz: não, não, ‘vachina’ a gente não vai fazer a compra. Todos os dias depois disso ele me ligava dizendo: Jean, eu tentei. Acredite em mim”.
Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!
Jean Gorinchteyn contou durante o podcast Baixada em Pauta sobre os bastidores políticos durante a pandemia
Marcelo Junqueira/g1 Santos
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.