Calor persiste até quinta, quando frente fria deve causar chuva e derrubar temperaturas no Vale

calor-persiste-ate-quinta,-quando-frente-fria-deve-causar-chuva-e-derrubar-temperaturas-no-vale


Uma frente fria está prevista para chegar na quinta-feira (21), provocando temporais. Até lá, os dias seguirão quentes, mas com temperaturas mais baixas em relação à última sexta. Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira
Marcada pelo fim do verão, a semana que se inicia nesta segunda-feira (18) seguirá com temperaturas altas na região do Vale do Paraíba. Na quinta-feira (21), porém, está prevista a chegada de uma frente fria, que deve provocar temporais e derrubar as temperaturas.
☀ O verão segue até o início da madrugada da próxima quarta-feira (20), quando terá início o outono. A partir disso, a estação se estende até o dia 20 de junho.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Calor em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
Embora a previsão seja de dias quentes entre segunda e quinta-feira, as temperaturas ficarão um pouco abaixo das que foram registradas no fim da última semana, quando algumas cidades da região bateram recorde de calor.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os índices em São José dos Campos e Taubaté terão máximas entre 31°C e 33°C, o que não caracteriza mais uma onda de calor.
Vale lembrar que, segundo os meteorologistas, se trata de uma onda de calor quando as temperaturas estão 5°C acima da média para o período. Em março, a média de temperaturas máximas na região está na casa dos 30°C.
Chuva forte causa transtornos em São José dos Campos
A pequena queda nos termômetros é provocada por um enfraquecimento no sistema de alta pressão que causou a onda de calor até domingo (17). Esse sistema vinha inibindo a formação de nuvens carregadas.
Com o enfraquecimento dessa condição, portanto, aumentam as chances de chuva pontuais nas cidades da região, principalmente entre o fim de tarde e à noite, como aconteceu em São José dos Campos e Jacareí.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Chegada de frente fria
O calor segue até quinta-feira (21), quando está prevista a chegada de uma frente fria na região, entre o fim da tarde e à noite. Essa frente fria virá do Sul e dará fim de vez ao sistema de alta pressão, fazendo as temperaturas caírem.
Em São José dos Campos, a temperatura máxima prevista cai de 33°C na quinta para 23°C na sexta-feira (22), quando a frente fria já estará atuando.
Chuva forte na região do Vale do Paraíba
Léo Nicolini/g1
Além da queda nos termômetros, a condição vai provocar chuvas fortes na região. De acordo com o meteorologista Giovanni Dolif, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os temporais podem causar alagamentos e deslizamentos de terra.
“Com a chegada da frente fria aumenta a magnitude dos impactos e a chuva deixa de ser pontual para ser mais generalizada. Essa frente chega já na entrada do outono e vai causar uma mudança significativa nas condições, com a queda nas temperaturas. Outono, portanto, começa já mostrando as caras”, afirma.
Ainda de acordo com Dolif, as chuvas terão potencial para passar os 100 milímetros durante períodos de 24 horas no fim da semana. Não está descartada a possibilidade de mais de 200 milímetros de chuva.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.