Perseverance, robô da Nasa, descobre rocha com formato de ‘rosquinha’ em Marte

Imagem foi capturada no último dia 22 de junho. Segundo a agência, estrutura rochosa pode ter sido formada após um longo processo de erosão. Rocha com formato de ‘rosquinha’ encontrada pelo robô Perseverance em Marte.
NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS/LANL/CNES/IRAP
A Nasa, a agência espacial norte-americana, divulgou nesta quinta (29) que seu robô Perseverance descobriu uma formação curiosa na superfície de Marte (veja foto acima).
Trata-se de um fragmento rochoso em formato de “rosquinha” que os cientistas da agência acreditam que tenha se formado após um processo de erosão.
“Essa rocha específica pode ter se originado posteriormente à erosão de uma rocha menor (ou de várias rochas) nas proximidades de seu centro. Como resultado desse processo, uma cavidade foi formada, que posteriormente foi ampliada pela ação do vento”, disse o Laboratório de Propulsão a Jato da agência, em um comunicado.
MISSÃO EM MARTE: As incríveis imagens dos primeiros 100 dias de robô da Nasa no planeta vermelho
DESCOBERTA: Robô da Nasa confirma em Marte sinais de antigo lago alimentado por um rio
Ainda de acordo com a Nasa, rochas de formatos estranhos como essa não são incomuns, seja na Terra ou no Planeta Vermelho. Essas estruturas geralmente são formadas ao longo de eras, à medida que os ventos “esculpem” suas características.
O diferencial de Marte, no entanto é que ele tem uma atmosfera fina composta principalmente de dióxido de carbono, argônio, nitrogênio e uma pequena quantidade de oxigênio. Segundo a Nasa, os ventos em fortes tempestades de areia no planeta podem provocar rajadas de mais de 90 km/h.
A imagem do Perseverance foi capturada no último dia 22 de junho, na Cratera Jezero, a cerca de 100 metros de distância do robô.
O pouso do robô aconteceu em fevereiro de 2022, na cratera de Jezero, região do planeta que já foi um lago há bilhões de anos.
O Perseverance está no planeta como parte do Programa de Exploração de Marte da NASA.
O objetivo do projeto é não só melhor entender a formação e evolução inicial do astro, como também analisar a história dos processos geológicos que moldaram Marte ao longo do tempo e interpretar cientificamente o potencial do planeta já ter hospedado vida.
A explicação científica para a misteriosa ‘porta’ vista em foto de Marte
Além disso, a missão tem também como propósito auxiliar o entendimento da ciência da geologia marciana, algo fundamental para os preparativos de uma possível viagem tripulada ao planeta.
Desde a chegada do Perseverance ao planeta vermelho, o robô da Nasa já flagrou diversas fotos curiosas. Veja mais aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.