Ciclismo BMX nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

O ciclismo é uma das provas mais tradicionais do programa olímpico, mas o BMX é uma das formas de modernizar o esporte. BMX é uma sigla para motocross. Há duas modalidades no Ciclismo BMX no programa olímpico para Paris 2024: BMX Freestyle Park, bem como BMX Racing. Nos Jogos Olímpicos de Paris terão portanto quatro eventos, sendo um para cada gênero e em cada modalidade.

O esporte existe desde pelo menos 1958 nos Países Baixos, mas se popularizou nos EUA nos anos 1960, sendo então difundido intenacionalmente pelo filme “Um Domingo Sobre Moto”, dirigido por Bruce Brown. O documentário foi estrelado e produzido pelo astro Steve McQueen, e principalmente foi indicado ao Oscar de melhor documentário de 1971. Com a fundação da Federação Internacional da BMX em 1982 e o início dos Campeonatos Mundiais em 1982, ele trilhou seu caminho internacional até por fim chegar aos Jogos Olímpicos.

Ficha Técnica

Atletas: 72
Eventos: 4
Vagas Preenchidas: 10
Países Classificados: 5
Atletas Convocados: 0
Alocação das Vagas: Misto. Comitê Olímpico Nacional, mas nominal para os classificados pelo Olympic Qualifier Series, no BMX Freestyle
Última atualização do Guia Olímpico: 01/06/2023

Classificação Olímpica do Ciclismo BMX em Paris-2024

No BMX Freestyle haverá 24 homens e 24 mulheres competindo, enquanto serão 12 homens e 12 mulheres no BMX Racing. Ademais, outros atletas que obtiveram vaga em outras modalidades de ciclismo poderão participar do BMX Racing.

BMX Racing

A classificação do BMX Racing será sempre para o comitê olímpico nacional. Primeiramente, a maior parte dos atletas classificados virá do ranking olímpico de 4 de junho de 2024. 17 atletas por gênero se classificam pelo ranking olímpico de nações, que é somado a partir de acordo com a pontuação dos três melhores atletas em cada naipe. Os dois melhores países garantem 3 atletas, enquanto os países de terceiro a quinto no ranking classificam 2. Em seguida, os países classificados de sexto a décimo têm direito a 1 atleta por gênero.

Por fim, as últimas 5 vagas virão por competições, na seguinte ordem hierárquica de distribuição abaixo. Cada evento distribuirá 1 vaga por gênero.

Campeonato Pan-Americano de 2023, em Riobamba, Equador, em 20 de maio de 2023;
Campeonato Asiático de 2023, em Tagaytay, Filipinas, em 16 de julho de 2023;
Campeonato Africano de 2023, em Harare, Zimbábue, entre 15 e 16 de setembro de 2023;
Mundial de 2023, em Glasgow, Reino Unido, entre 3 e 13 de agosto de 2023;
Mundial de 2024, em Rock Hill, EUA, em maio ou junho de 2024.

A França tem 1 vaga garantida em cada gênero, mas se conseguir através da disputa direta, ela será realocada para a repescagem. Finalmente, a última vaga será pela Universalidade.

BMX Freestyle

Já no BMX Freestyle, os 6 primeiros de cada gênero da Série de Classificação Olímpica que acontecerá entre março e junho de 2024 estão classificados, desde que limitando a 2 por país. Dessa forma, essas vagas são as únicas nominais do Ciclismo BMX. 

Somente após estas vagas nominais de 2024 é que as outras cinco vagas por gênero serão decididas, ainda que os eventos tenham acontecido em 2022 e 2023. 

Mundial de Ciclismo Urbano de 2022, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, entre 9 e 13 de novembro de 2022. Vale 2 vagas por gênero;
Mundial de Ciclismo de 2023, em Glasgow, Reino Unido, entre 3 e 13 de agosto de 2023. Vale 3 vagas por gênero.

O Mundial de Ciclismo Urbano vale 2 vagas por gênero, mas para os atletas de continentes que não tenham países ainda classificados. Somente após essa garantia que os 5 continentes tenham representantes é que eventualmente, as vagas restantes ainda serão distribuídas para outros países.

As outras 3 vagas serão distribuídas para os países participantes do Mundial de Ciclismo. Novamente, as prioridades serão os continentes ainda não representados, antes das vagas serem distribuídas para os países que ainda não tenham 2 atletas. A França, como país-sede já tem vaga garantida, mas se conseguir vaga pelos critérios acima, a vaga será realocada pelo mundial de 2023.

Chances Brasileiras

Em Breve.

Vagas em Disputa

BMX Freestyle Feminino (3/12)
Série de Classificação Olímpica- 6 vagas nominais
Mundial de Ciclismo Urbano- EUA (Hannah Roberts), Suíça (Nikita Ducarroz)
Mundial de Ciclismo de 2023- 3 vagas
País-Sede- França (1)

BMX Freestyle Masculino (3/12)
Série de Classificação Olímpica- 6 vagas nominais
Mundial de Ciclismo Urbano- Japão (Nakamura Rim), EUA (Justin Dowell)
Mundial de Ciclismo de 2023- 3 vagas
País-Sede- França (1)

BMX Racing Feminino (2/24)
1-2 Ranking- 6 vagas
3-5 Ranking- 6 vagas
6-10 Ranking- 5 vagas (incluíndo Europa e Oceania)
País-Sede- França (1)
África- 1 vaga
Américas- Brasil (Paola Reis)
Ásia- 1 vaga
Mundial 23- 1 vaga
Mundial 24- 1 vaga

BMX Racing Masculino (2/24)
1-2 Ranking- 6 vagas
3-5 Ranking- 6 vagas
6-10 Ranking- 5 vagas (incluíndo Europa e Oceania)
País-Sede- França (1)
África- 1 vaga
Américas- EUA (Kamren Larsen)
Ásia- 1 vaga
Mundial 23- 1 vaga
Mundial 24- 1 vaga

Formato da Competição

Em Breve.

Programação dos Jogos Olímpicos – Ciclismo BMX em Paris 2024

Em Breve.

Local de Disputa do Ciclismo BMX nos Jogos Olímpicos de Paris

A Place de la Concorde, ou Praça da Concórdia em português, não é só a maior praça de Paris, mas também a segunda maior de todo o território francês. Ela será a casa dos esportes radicais, dessa forma sendo um ponto fundamental na tentativa de conectar Paris 2024 com a nova geração. Receberá nos Jogos Olímpicos o basquete 3×3, breaking, skate, bem como o ciclismo bmx freestyle.

Conhecida por seu Obelisco, é um local de grande importância na história da política francesa e atualmente é conhecido por ser um espaço em que a juventude parisiense se encontra. A Praça se localiza no 8º arrondissement, entre o Jardin des Tuileries e Jardin des Champs-Elysées. Ademais, a Avenue Champs-Élysées liga justamente o Arco do Triunfo, na extremidade ocidental e a Praça da Concórdia na extremidade oriental.

Várias estações de metrô e trem são próximas, sendo as principais “Palais Royal – Musée du Louvre” (linhas 1 e 7 do metrô), “Madeleine” (linhas 8, 12 e 14 do metrô), “Opéra” (linha 3 do metrô), “Auber” (linha RER A do trem rápido), e “Musée d’Orsay” (linha RER C do trem rápido). Porém, aviso importante para os leitores que estarão in loco: comitê organizador indica que as estações “Champs Elysées Clémenceau”, “Concorde” e “Tuileries” estarão fechadas durante os Jogos.

O post Ciclismo BMX nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.