‘Carro roubado estava com vidro fechado’, diz testemunha da morte de adolescente por balas perdidas durante perseguição policial


Darik Sampaio, de 13 anos, era jogador da base do Sport. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Testemunha de momento em que adolescente levou bala perdida no Jordão
Reprodução/TV Globo
“O carro roubado estava com o vidro fechado. O carro da frente passou do meu lado. Quando eu olhei, os vidros escuros estavam fechados”. A frase é de uma testemunha do momento em que o adolescente Darik Sampaio da Silva, de 13 anos, foi atingido por balas perdidas durante uma perseguição policial no Jordão, na Zona Sul do Recife.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Darik era atleta de futsal sub-14 do Sport Club do Recife. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu na Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques, no Ibura, Zona Sul da cidade. Segundo a Polícia Militar, a ocorrência aconteceu durante uma perseguição a suspeitos de roubar um carro.
A testemunha, que preferiu não se identificar, disse que os moradores encontraram cápsulas de bala em toda a Rua Professora Arcelina Câmara, onde Darik foi baleado. Segundo a família, ele estava conversando com duas colegas quando criminosos e policiais chegaram atirando para todos os lados.
“Começou a perseguição da polícia atrás de dois carros roubados. Eles já entraram na minha rua dando tiro. Tem cápsula de bala desde o início da rua. Quando eu vi a perseguição, vi o carro já derrapando pneu na ladeira. O carro que estava fugindo. Eu vi que ele estava com o vidro fechado”, afirmou a testemunha.
A polícia, no entanto, afirma que houve troca de tiros com os suspeitos (veja mais abaixo).
Darik foi atingido na perna e na cintura. Testemunhas disseram que havia duas viaturas da PM na perseguição.
“Ouvi os barulhos de tiro e começou a bater tiro na minha parede. Eu corri para abrir a grade e gritei para todo mundo entrar. Aí já senti pedaços da parede batendo na minha perna. Puxei minha amiga também. Como ele foi o último a tentar entrar, infelizmente, ele demorou, acho que se assustou, também. […] Momentos depois ele caiu para trás e gritou para mim ‘fui baleado’”, afirmou.
Darik Sampaio da Silva, de 13 anos, vítima de bala perdida no Jordão, Zona Sul do Recife
Reprodução/WhatsApp
Parentes de Darik e testemunhas afirmaram que, apesar de terem sido chamadas, as viaturas que passaram pelo local não prestaram socorro ao adolescente. Ele foi socorrido por uma terceira equipe.
“Foi um [carro] que chegou após o ocorrido, já depois de um certo tempo. Ele já tinha perdido bastante sangue. Eu acho que pediram reforços para procurar outro ladrão que ainda estava solto. Conseguimos parar a viatura para prestar socorro ao menino, que ainda estava vivo, estava respirando, estava consciente. A gente falava para ele não fechar os olhos”, afirmou a testemunha.
Outra pessoa, que mora perto do local onde o menino foi baleado, questionou o porquê de Darik ter sido socorrido na mala da viatura.
“A viatura deu ré e socorreu o adolescente na mala, o que eu acho um absurdo. Não era nenhum animal, nenhum bandido. Era um adolescente que foi baleado numa fatalidade de tiros perdidos. Não tinha por que ir na mala. De onde o menino foi baleado até a Policlínica Arnaldo Marques são 19 lombadas. O menino foi baleado e saiu daqui todo troncho, numa mala. Não custava nada colocar o adolescente na parte da frente, o que eu acho que poderia ter salvo a vida dele”, afirmou.
Jogador de 13 anos da base do Sport morre vítima de bala perdida durante perseguição policial
O caso
De acordo com a Polícia Militar, na noite do sábado (16), agentes do 6º Batalhão foram acionados para uma ocorrência de roubo de carro. O veículo foi rastreado em Jardim Jordão, em Jaboatão. Os policiais foram ao local e avistaram o veículo, mas os criminosos começaram uma fuga ao perceberem a presença dos PMs.
Os PMs, então, começaram a perseguir o carro. “O acompanhamento culminou em uma rua sem saída no bairro do Jordão, no Recife, onde os suspeitos colidiram os veículos, desembarcaram e começaram a disparar contra os policiais, que reagiram”, afirmou a corporação.
Dois homens conseguiram fugir e outros dois foram detidos. Um deles foi ferido à bala e o outro teve escoriações devido à batida. Eles foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul. O homem baleado foi transferido para o Hospital da Restauração, no Centro.
No carro roubado, a polícia disse que achou duas armas de fogo, sendo uma calibre 12 e um revólver calibre 38.
“Os policiais militares cumprindo os protocolos estabelecidos se apresentaram na Delegacia de Polícia Judiciária Militar e a ocorrência foi encaminhada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa”, diz a nota enviada pela PM.
Segundo a família, Darik jogava desde os 7 anos no Sport Club do Recife. Parentes disseram que o sonho dele era se tornar jogador de futebol e ajudar a família.
O perfil dos esportes olímpicos e amadores do Sport publicou uma nota de pesar nas redes sociais, dizendo que lamenta a morte precoce do menino e “deseja forças aos amigos e familiares neste momento tão triste”.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.