Menina de 9 anos foge de abrigo e é encontrada um dia depois no litoral de SP

Caso aconteceu em Santos, no litoral de São Paulo. Menina de 9 anos foge de abrigo e é encontrada um dia depois no litoral de SP
Pixabay/Reprodução
Uma menina de 9 anos fugiu de um abrigo, após pegar as chaves e abrir a porta do local que fica na Vila Mathias, em Santos, no litoral de São Paulo. Ela foi encontrada 24 horas depois, por uma moradora na área continental de São Vicente, uma cidade vizinha. A Polícia Militar foi chamada, a criança foi identificada e devolvida ao abrigo.
De acordo com o boletim de ocorrência, a menor mora na Seção de Acolhimento de Criança e Adolescente (Seacolhe). Por volta das 17h, na segunda-feira (26), a mãe da menina ligou no abrigo para conversar com a filha. Nesse momento, ela foi informada por um funcionário que a menina tinha pegado as chaves da porta de entrada do local, aberto a porta e fugido.
Ainda de acordo com o relato da mulher, na terça-feira (27), a Seção de Acolhimento avisou a responsável que a menor tinha sido encontrada e que já estava no abrigo novamente. A mãe da menina foi até o Seacolhe e confirmou a informação, porém não falou com a filha.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) esclareceu que menina de 9 anos foi localizada após fugir de um abrigo em Santos. Os profissionais da rede de acolhimento acionaram a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal para auxiliar nas buscas.
Ainda de acordo com a SSP, horas depois, receberam uma ligação de uma mulher que teria a encontrado e a levado para sua casa. Diante dos fatos, a mulher acionou o Conselho Tutelar para ir até o endereço e a encontraram sem lesões e em bom estado de saúde. O caso foi registrado no 4º Distrito Policial de Santos.
Ela foi encontrada 24 horas depois, por uma moradora na área continental de São Vicente, cidade vizinha
Prefeitura de São Vicente
Encaminhamento ao abrigo
O Conselho Tutelar da Zona Noroeste disse que a menina foi para o abrigo por motivo de ‘negligência’ e alega violação dos direitos de saúde da criança, por parte dos responsáveis. Porém, o órgão não informou mais detalhes, justificando que iria preservar a situação da menor.
O g1 falou com a tia da menina, que não quis se identificar. Ela não explicou o que teria levado a negligência, apontada pelo Conselho, e nem porque a sobrinha foi para o rede de acolhimento.
A Prefeitura de Santos esclareceu que a criança foi localizada e já encontra-se novamente no abrigo. O caso está sendo apurado e as informações são sigilosas, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.