Como explosões solares colocam a Terra na mira de ‘apagões’; professor da UFSC explica

Três explosões solares já foram registradas somente no ano de 2024. Mas, pouco se sabe sobre o fenômeno. No Brasil, assim como em outros lugares do mundo, elas podem ter consequências significativas, tanto em atividades espaciais quanto em terrestres, sobretudo com apagões de comunicação.

Segundo o astrofísico e professor da UFSC, Alexandre Zabot, as explosões solares são eventos poderosos, formados por campos magnéticos. “Caso a Terra esteja em uma posição próxima durante uma explosão solar, ela pode ser atingida”, afirma.

Processo de explosão solar acontece devido a alta no campo magnético – Foto: Internet/Reprodução/ND

Como as explosões solares impactam na terra?

O astrofísico afirma ainda que em humanos é impossível causar riscos, pois o campo magnético da terra não permite. Mas, os problemas são causados especialmente em satélites, que podem queimar e ser danificados.

Zabot pondera, contudo, que os satélites já estão mais preparados devido a recorrência desses eventos. “Temos vários mecanismos de proteção”, diz o professor.

As explosões solares são causadas por atividades intensas na superfície do Sol, especialmente em áreas de intensa atividade magnética, como manchas solares.

O processo é cíclico, e acontece a cada 11 anos, segundo Zabot. Durante esses eventos, grandes quantidades de energia são liberadas na forma de radiação e partículas carregadas, como prótons e elétrons.

De acordo com o professor da UFSC, neste ano estamos sofrendo e podemos ter registros de mais explosões solares, pois o Sol está em um período de máximas atividades, com picos de energia.

No Brasil, o impacto pode ser observado nas seguintes áreas:

Comunicações e satélites: interferindo nos sistemas de comunicação e navegação; 
Redes elétricas: A atividade solar intensa pode induzir correntes elétricas nas redes de transmissão de energia, causando danos aos equipamentos e causando danos em indústrias.

Veja como acontece uma Explosão Solar:

 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.