Procissão do Senhor dos Passos deve reunir 60 mil fiéis em Florianópolis

Há 258 anos, a Procissão do Senhor dos Passos se mantém como uma das maiores festas de fé e de religiosidade populares de Santa Catarina. Cerimônia é a terceira maior do país, e fica atrás somente do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), e das homenagens ao Padre Cicero, em Juazeiro do Norte (CE), e está ligada à tradicional irmandade, que lhe dá o nome, e ao Imperial Hospital de Caridade, que se constitui no braço social e assistencial da bicentenária instituição.

Procissão do Senhor dos Passos ocorre há 258 anos – Foto: LEO MUNHOZ/ND

Realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, a procissão mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. A edição deste ano, de número 258, acontecerá neste sábado (16) e domingo (17), pelas ruas centrais da Capital.

Quando começou

A festividade se iniciou em 1766, dois anos após uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS) ter atracado na Ilha do Desterro, trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas.

Procissão Senhor dos Passos começou em 1766 – Foto: DIVULGAÇÃO/ND

Tombamento nacional

A Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto 2.504 de 2006, e também tem o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde setembro de 2018.Motivo de orgulho da Irmandade do Senhor dos Passos, o evento figura entre os maiores eventos de fé do Brasil, ficando somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), e das homenagens ao Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE).

Expectativa de público

A expectativa dos organizadores é reunir mais de 60 mil pessoas nas celebrações deste ano, neste fim de semana. Este ano, a procissão também integra a programação oficial do aniversário de Florianópolis.

A coordenadora da Procissão Senhor dos Passos, Rita Peruchi, destaca a importância de a população continuar se engajando com a tradição. “Estamos muito felizes por mais essa realização e aguardando um público de mais de 60 mil pessoas”, ressalta.

Procissão Senhor dos Passos de 2024 espera 60 mil pessoas – Foto: DIVULGAÇÃO/ND

Momentos importantes

A tradição se inicia com as missas, dez dias antes da tradicional procissão:

Lavação da imagem: a cerimônia da lavação da imagem ocorre sempre na quinta-feira que antecede o evento, e é feita por crianças, simbolizando a pureza. Historicamente, os adultos apenas secavam a imagem, mas com o objetivo de aproximar cada vez mais a celebração da comunidade, a partir deste ano todos os fiéis puderam participar da celebração.
A cerimônia prepara o Senhor Jesus dos Passos para a saída às ruas. Os fiéis passam um pano embebido em água perfumada nos pés, rosto e mãos da imagem. Esta água perfumada e benta é distribuída entre as pessoas que a procuram para a cura de algum mal.
Procissão do carregador: no sábado da quinta semana da Quaresma, após a missa, às 7h, acontece a Procissão do Carregador. Começa com a mudança das alfaias (castiçais, mesas, suportes, escadinha da Verônica, baús e crucifixos) da Capela do Menino Deus para a Catedral.
Transladação das imagens: as imagens são levadas no sábado à noite para a Catedral, onde ficam até a tarde de domingo, quando ocorre a procissão.
Procissão do Senhor Jesus dos Passos: momento de profunda religiosidade, particularmente visível nos símbolos e rituais da preparação e celebração. Contagia todo o povo católico do mundo, a devoção ao Senhor Jesus dos Passos, no caminho de sofrimento, crucificação, morte e ressurreição de Cristo, passagem que se revive durante a Semana Santa.
Sermão do encontro: um dos ápices da procissão, quando mãe e filho ficam frente a frente.
Trajeto Sábado à noite: A Procissão sai da Capela Menino Deus, anexa ao Imperial Hospital de Caridade, em direção à rua Menino Deus, segue pela rua Bulcão Viana, rua Tiradentes, Praça XV, e chega na Catedral, onde as imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora permanecem até domingo.
Domingo à tarde: A Procissão sai da Catedral em direção à Tenente Silveira, segue para a Deodoro, Conselheiro Mafra, Praça XV, quando ocorre o Sermão do Encontro e depois as duas imagens retornam para a Capela Menino Deus.

Participação das mulheres

Um dos objetivos da comissão organizadora da procissão deste ano é o resgate da participação das mulheres no cortejo, formando um cordão de proteção ao santo.

Realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, a procissão mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis – Foto: DIVULGAÇÃO/ND

“Historicamente, tínhamos uma maciça participação das mulheres, com o simbolismo de proteção. Ao longo dos anos, essa tradição foi ficando majoritariamente masculina e queremos que este ano seja um marco para que possamos voltar a ver nossas irmãs na rua”, explica a coordenadora Rita.

A imagem do Senhor dos Passos

Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem do Senhor dos Passos representa a primeira queda de Jesus a caminho do calvário. Em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa à mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos.

Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem do Senhor dos Passos representa a primeira queda de Jesus a caminho do calvário – Foto: DIVULGAÇÃO/ND

Capelão estreante

A 258ª edição da Procissão do Senhor do Passos tem um importante personagem: o atual capelão da Irmandade do Senhor dos Passos e do Imperial Hospital de Caridade, padre Ednardo Serafim de Souza. Essa será a primeira vez que o capelão estará à frente do evento, o que acredita ser uma bênção divina.

“Temos uma grande responsabilidade no acolhimento aos nossos peregrinos. O papa tem insistido na acolhida das mulheres e aqui não será diferente”, ressalta.

Pagadores de promessa

Os fiéis que desejarem alugar as roupas como pagadores de promessa devem se dirigir à Capela Menino Deus, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O aluguel custa R$ 10 (também nos dias da procissão).

Água benta e souvenires

A distribuição das garrafinhas de água benta iniciou na quinta (14). Os souvenires (suportes para a vela, medalhinhas, fita do Senhor dos Passos, camisetas, réplicas do Senhor dos Passos) são vendidos na Capela Menino Deus.

Nossa Senhora das Dores

A imagem de Nossa Senhora das Dores representa os sofrimentos pelos quais a Virgem Maria passou. O manto azul simboliza o céu; a túnica avermelhada, a maternidade; o véu branco, a virgindade e pureza; a coroa e os cravos nas mãos, a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, o sofrimento que Maria acompanhou, viveu e sofreu. As sete espadas no coração de Nossa Senhora simbolizam as sete dores pelas quais ela passou durante a vida: a profecia de Simeão (Lucas 2, 28-35); a fuga da Sagrada Família para o Egito; a perda do Menino Jesus aos 12 anos (Lucas 2, 41-52); o encontro com Jesus a caminho do calvário, ver o filho crucificado; um soldado perfura o coração de Jesus; e o sepultamento de Jesus.

Programação da Procissão do Senhor dos Passos

Sábado – 16/03

7h30 – Missa e Procissão do Carregador
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)
17h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)
20h – Transladação da imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

Domingo – 17/03

9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
Local: Catedral Metropolitana
16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis
Local: Em frente à Catedral Metropolitana

Segunda – 18/03

8h30 – Missa de Ação de Graças
Local: Capela Menino Deus do Hospital de Caridade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.